CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Paróquia da Abóboda inaugura Mural da visita do Papa Francisco a Cascais

“A Vida Entre Mundos | Habitar a Terra Como Obra de Arte”

A Paróquia da Abóboda inaugurou hoje, 26 de maio, o segundo mural “A Vida Entre Mundos | Habitar a Terra Como Obra de Arte”.

Esta obra é uma réplica em azulejo da parte final do mural concebido para a visita do Papa Francisco a Cascais durante a Jornada Mundial da Juventude, concluído por Sua Santidade na sede do Movimento Internacional Educativo Schollas Occurrentes. Depois da inauguração da primeira réplica na Paróquia de Cascais, hoje foi abençoada na Paróquia da Abóboda. Este mural será exibido em mais sete paróquias do concelho, mantendo viva a memória da visita do Papa Francisco a Cascais em todas as paróquias do concelho.

Carlos Carreiras, presidente da autarquia, destacou a importância desta iniciativa: "É uma forma bonita de marcar a presença do Santo Padre no concelho de Cascais, registando-o em todas as nove paróquias do concelho. O mural foi determinado pelo Papa e, para nós, tem grande significado. É um pequeno, mas muito significativo, pedaço do mural que está dentro da sede das Schollas Occurentes".

Cascais recebeu o Papa Francisco, em agosto de 2023, com o maior mural de sempre, com 3,5 quilómetros pintados pelos munícipes cascalenses sob a orientação dos jovens das Schollas Occurrentes. Escolas, associações, utentes de lares de idosos, pessoas com deficiência, trabalhadores municipais, reclusos, entre outros, participaram na conceção desta obra que simboliza o espírito de união da comunidade nesta receção histórica para o concelho.

"Fizeram o maior mural do mundo, o que tornou a visita do Papa a Cascais ainda mais especial,” salientou Miguel Ribeiro Ferreira, das Schollas Occurrentes, acrescentando: “Este mural preserva e lembra as novas gerações da visita do Papa a Cascais".

Além de celebrar a visita histórica do Papa Francisco a Cascais, este mural também recorda o encontro e a colaboração entre diferentes segmentos da comunidade, reforçando os laços e a coesão social através da arte e da memória coletiva.

“Foi um momento único que Cascais teve, com a visita de Sua Santidade, o Papa, aqui ao nosso concelho e, por isso, tivemos a oportunidade de fazer um mural que foi pintado por toda a comunidade, desde escolas, lares, centros de pessoas com deficiência, todos participaram,” conclui Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.

CMC/FMC/PM/BN

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0