CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Papa Francisco: “Esta pintura é a Capela Sistina pintada por vós”

Com a cor verde, simbólica da esperança, o Papa deu o último contributo para um mural que é a expressão do encontro entre múltiplas realidades distintas, com o tema de “Vida Entre Mundos”.

3 de agosto ficará na memória enquanto um dia histórico para Cascais. A visita de Sua Santidade, o Papa Francisco, põe Cascais no centro do mundo, ao acolher um Papa pela primeira vez na história. Para além disso, o mural de 3,5km que foi preparado para a ocasião bateu recordes, sendo agora reconhecido enquanto o maior mural do mundo.

Na sede das Scholas Occurentes, que visitou durante a manhã, o Papa foi questionado acerca do que sentiu ao ver o mural durante a sua viagem, ao que respondeu: “Transformaram o caos num cosmos”. “O sentido das coisas são vocês que o dão, pelas mensagens que transmitem e pelo caminho que tomam”, continuou, em conversa com os jovens presentes.

O interior das Scholas em Cascais, uma continuação do mural, foi totalmente preenchido com uma multiplicidade de desenhos, cores e pinturas. O trabalho em conjunto impressionou o Papa Francisco, que prontamente o elogiou: “Esta pintura é a Capela Sistina pintada por todos vós”.

Tal como o mural, que se constitui enquanto um “caminho em conjunto”, também as Scholas, promotoras da obra de arte, são elementares para o crescimento individual e coletivo. “As Scholas põem em marcha, fazem respeitar e escutar o outro. Mostram-te o caminho em frente. É um encontro onde caminhamos todos juntos, independentemente do país e religião, e isso é construtivo, tal como estes 3,5km de mural que prepararam”, concluiu o Papa, que também deu o seu contributo para a peça, colorindo a tela com tinta verde, simbólica da esperança.

E foi precisamente isso que o mural foi. Ao longo dos últimos dois meses, foram milhares as pessoas que possibilitaram a concretização desta peça. As contribuições dos “jovens há mais tempo”, voluntários cascalenses, doentes hospitalares, reclusos, pessoas em situação de sem-abrigo, equipas da Câmara Municipal de Cascais, e de tantos outros serviram para representar realidades distintas, e a vida que existe entre mundos.

O mural acompanhou o percurso do Papa Francisco até Cascais: as primeiras figuras, rodeadas por uma vasta moldura humana, começaram a ver-se na Avenida Dom Nuno Álvares Pereira, no Estoril, enfeitando o caminho desde as ruas que levam ao Cruzeiro, até à Avenida Marginal, ao Centro de Cascais e à Baía e Cidadela até, finalmente, à Sede das Scholas Occurentes em Cascais.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0