Está aqui
PAN visita intervenções florestais








Com o objetivo de conservar a floresta nativa, promover a biodiversidade e reduzir o risco de incêndio no Parque Natural Sintra-Cascais, a autarquia tem vindo a realizar diversas intervenções florestais. Ações previstas no Plano Municipal de Defesa Contra Incêndios e que vão tornar o território mais resiliente e potenciador da biodiversidade.
“Esses planos são avaliados pelas autoridades do estado central, entre outras. O ICNF, a AGIF, o Instituto Superior de Agronomia, todas estas entidades estão connosco,” revelou Joana Balsemão, vereadora na Câmara Municipal de Cascais.
Numa primeira fase estão a decorrer trabalhos de controlo e erradicação de espécies invasoras exóticas, em particular de acácias, para posteriormente se iniciar o processo de restauração da floresta nativa com a plantação de árvores e arbustos. Intervenções necessárias mas que causam algum impacto a quem ali passa.
Esta tarde, 22 de fevereiro, técnicos e executivo da autarquia receberam o PAN numa visita ao local da intervenção, onde prestaram esclarecimentos sobre a ação realizada.
“Foi-nos dada a garantia de que estes espaços vão ser renaturalizados e de que não vai haver aqui qualquer outro tipo de uso que passe pela betonização. Por outro lado também havia uma preocupação com o destino da madeira, e foi esclarecido que era para a biomassa,” salientou Inês de Sousa Real, deputada do PAN.
CMC/FMC/PR/CM