Está aqui
Os burros lanudos da Quinta do Pisão: atividade didática para toda a família dia 28 de abril
Recentemente a Quinta do Pisão, no Parque Natural de Sintra-Cascais, recebeu oito burros mirandeses puros. Estes animais, da raça Asinina de Miranda, têm desempenhado um papel fundamental no apoio à gestão das pastagens da Quinta.
É este núcleo que é dado a conhecer já no próximo sábado, numa atividade didática conduzida por um técnico da Cascais Natura, que irá explicar a importância dos animais na manutenção da biodiversidade da Quinta do Pisão. Entre outras atividades, os participantes vão ser convidados a escovar os burros e a conduzi-los pela mão até às pastagens, tomando contato mais direto com esta espécie.
A raça Asinina de Miranda encontra-se em vias de extinção. Para tal tem contribuído a mecanização dos trabalhos agrícolas, o abandono do mundo rural e da agricultura de subsistência, fatores que levaram ao desaparecimento de importantes valores culturais e tradicionais.
A atividade está sujeita a inscrição para o e-mail percursosnatureza@cascaisnatura.org e tem um valor de 6 euros por pessoa (pagamento por transferência bancária após confirmação da inscrição). As verbas obtidas revertem a favor das ações de recuperação e conservação da biodiversidade que estão a ser desenvolvidas no local e para a Santa Casa da Misericórdia de Cascais (entidade parceira na gestão deste território).