Está aqui
OP Cascais 2022 | Festa da democracia participativa em Cascais
O Orçamento Participativo de Cascais fecha o ano de 2022 com o regresso a valor históricos que atestam a força da Democracia Participativa no concelho. De âmbito concelhio e colhendo o interesse da população, o OP21 - Nova casa de acolhimento para vítimas de violência doméstica foi o mais votado. A festa da democracia participativa em Cascais voltou a encher o Mercado da Vila, numa noite de chuva e frio em véspera de feriado em que o calor da emoção foi o bastante para fazer esquecer a invernia que se fez sentir.
Ao todo saem vencedores desta noite 20 projetos (ver lista final), os 10 mais votados de cada tipologia (A e B), sendo Tipologia A, projetos que beneficiam os cidadãos através de uma entidade, e Tipologia B, projetos que beneficiam diretamente os cidadãos em diversas áreas. Com uma forte preocupação na Área Social, no apoio a vítimas de violência doméstica e no cuidado para com os idosos, entre os projetos vencedores há também espaço para apoiar a Deficiência e o Ambiente (6 projetos, incluindo a criação de novos parques, parque de merendas e de sensibilização contra a poluição no mar).
Com 9.852 votos, o vencedor absoluto do OP2022 pertence à área da Ação Social e teve origem numa sessão de participação pública do Orçamento Participativo Jovem. Quase destronando os veteranos Bombeiros de Alcabideche, os jovens da Escola Ibn Mucana estiveram perto de bater bateram o recorde do projeto mais votado de sempre na história do OP Cascais (10.699 votos, OP 2017 - Projetos - Aquisição de EPI's e de uma ambulância de socorro para os Bombeiros Voluntários de Alcabideche) e vão concretizar o sonho de construir uma nova casa de acolhimento para vítimas de violência doméstica no concelho.
Isolado no top de votação, com quase mais 3.000 votos do que o segundo projeto mais votado nesta edição, o OP21 pertence à tipologia B, ou seja, não está ligado a nenhuma associação. É a primeira vez na história do OPCascais que um projeto de Tipologia B tem o maior número de votos. Um o valor acrescido, porque a ideia de jovem estudante do concelho que agora já se encontra a frequentar a universidade convenceu a população do concelho, e vem ajudar a dar resposta a uma carência antiga que urge atender e que enquanto projeto vencedor OP vai dispor de um investimento municipal de 350.000 euros. Continuar a ler