CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Obras OP inauguradas em dia de 116.º aniversário da Sociedade Musical União Paredense (SMUP)

Coletividade mais antiga do concelho, a Sociedade Musical União Paredense (SMUP) realizou no passado sábado a festa do seu 116.º aniversário. Um momento de felicidade, mas também de renovação, uma vez que neste mesmo dia foram inauguradas duas importantes obras realizadas no âmbito do Orçamento Participativo de Cascais que permitiram a requalificação das centenárias instalações e a criação de um centro cultural.

Aproveitando o primeiro sábado após o dia do aniversário (04.03.2015) para realizar a festa, a coletividade quis, assim, atrair o maior número possível de pessoas e conseguiu: a casa esteve cheia para evocar uma longa vida, plena de atividades essencialmente ligadas à música e ao teatro.

Momento alto do dia, além do concerto comemorativo dos 116 anos e da atribuição de medalhas aos associados que completaram 25 e 50 anos de vida associativa, foi a inauguração dos projetos realizados no âmbito do Orçamento Participativo (edições 2011 e 2012).
Através do Orçamento Participativo 2011, Associação Cultura no Muro – Centro Cultural Aberto à Noite conseguiu-se criar um centro cultural permitindo o acesso do público a exposições, espetáculos de teatro, ciclos de cinema, workshops e outras atividades. Concretizado nas instalações da SMUP este projeto aliou-se a um outro apresentado pela SMUP em 2012 para renovar o edifício principal ampliando e requalificando as instalações centenárias onde foi criado um novo espaço polivalente dedicado às artes performativas e um terraço que proporciona uma vista única sobre o coração da Parede. 
 
Realizado desde 2011, o Orçamento Participativo de Cascais tem vindo a crescer em participação – em 2014 foi o mais votado de sempre e do país, destacando-se a nível europeu. Instrumento de fundamental importância na estratégia da Câmara Municipal de Cascais, o OP visa contribuir para uma participação informada e responsável dos munícipes nos processos governativos locais e garantir que a sua participação nas decisões sobre os investimentos municipais representa uma correspondência real entre as verdadeiras necessidades e as naturais aspirações da população.
 
A SMUP requalificou as suas instalações e, desta forma, conseguiu garantir novas condições para prosseguir uma atividade de reconhecido mérito cultural. 
Breve apontamento histórico sobre a SMUP | Corria o ano de 1899 quando, no mês de fevereiro, uma Comissão Organizadora composta por mais de duas dezenas de Paredenses, reuniu-se várias vezes numa casa no antigo Largo do Poço com a intenção de formar uma fanfarra. Cândido Loureiro cedera uma sua casa para sede provisória da futura Coletividade e, sendo aprovada a formação de uma Fanfarra para a qual não havia capital para a aquisição do respetivo instrumental, foram emitidas ações obrigações no valor de 500 reis cada, e resgatadas quando a Coletividade tivesse a sua vida regularizada. Mercê destas reuniões e preparativos foi fundada, em 4 de março desse mesmo ano a Sociedade Musical União Paredense.
 
Forte particularmente em termos musicais e no teatro, a SMUP que tem estatuto de utilidade Pública desde 2009, mantém ativa uma banda filarmónica, uma escola de música, mas também uma Companhia de Teatro e escola de teatro juvenil.
Para além das atividades artísticas a SMUP criou recentemente o núcleo de surf e mar para promover as atividades lúdicas relacionadas com o mar.
 
Principais atividades: Banda filarmónica, Escola de música, Coro, 2 Grupos cénicos 
Morada: Rua Marquês de Pombal, Parede | Contactos: Tel. 21 4571325
GPS: 38.689326,-9.356752

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0