Está aqui
O pop dançável invadiu a Baía de Cascais
Comecemos pelo fim. Fernando Daniel já tinha confessado na antevisão do concerto que era também um “entertainer”. De facto, ao longo das 13 músicas do alinhamento, o músico cantou com alma e não se poupou para trazer ao palco de Cascais toda a dedicação e empenho que dedica aos seus espetáculos.
O vencedor do The Voice em 2016, não defraudou as expetativas dos seus fans e brindou-os com os seus maiores hits “Tal como sou”, “Voltas”, “Mágoa”. Em palco, Fernando Daniel, na voz, guitarra e piano foi acompanhado pelo seu habitual quarteto de músicos: Mike Pestana (bateria e programações), Tiago Silva (baixo), Mendonza (teclado) e Ivo Magalhães (guitarra).
Digamos que Fernando Daniel não precisou de "dar muitas voltas" para agarrar a multidão que cantou em unissono uma das músicas que o lançou. "Voltas" foi, assim, um dos momentos mais emblemáticos do músico com o seu público e que justificou plenamente a expetativa de que este seria um dos melhores concertos desta edição das Festas do Mar.
Após a apoteose de "Voltas", seguiu-se uma série de músicas mais introspetivas, como "Entre Nós" e "Tal como sou" que voltaram a levar ao rubro, sobretudo as muitas jovens fãs que cantaram afinadas durante todo o concerto.
"Não consigo ver o fim do público, o que é muito bom", repetia o músico, pedindo mais e mais a colaboração dos fans que não se fizeram rogados e acompanharam o músico a contar as suas "histórias" de amor e desencontro. "Conquistem o vosso lugar", gritava Fernando Daniel para a multidão a perder de vista, enquanto entoavam os acordes pop de "Mágoa". Mas, seria com "Espera" que de novo a magia aconteceu na Baía de Cascais, com toda a gente a entoar "A vida sem ti não tem sabor...".
Já este verão e, igualmente em Cascais, Fernando Daniel viveu um dos momentos mais importantes da sua carreira. Foi durante o EDP Cool Jazz, onde Jessie J - uma das principais artistas internacionais do cartaz deste ano - convidou o músico português a juntar-se-lhe em palco. Esta segunda-feira, desta vez no palco da Baía de Cascais, O músico voltou a viver outra grande noite. Pelo que podemos afirmar que Cascais e o ano de 2019 ficarão gravados, indelevelmente, no coração de Fernando Daniel.
Instantes após abandonar o palco, Fernando Daniel confessou "ter vivido aqui momentos únicos" neste último de seis concertos que deu seguidos, mas que "recarregou baterias" com o "público a cantar do principio ao fim" e que isso é "o que um artista mais pode pedir e mais pode receber".
Sobre o convite aos ÁTOA que prencheram outro dos momentos altos do concerto, Fernando Daniel justifica o convite com o facto de ser uma parceria que vem desde o inicio da sua carreira, tendo composto dois temas em conjunto, nomeadamente o "Voltas" e "Tu" e porque têm em comum o "não sairem de um palco seja onde for sem darem tudo o que têm para dar".
Antes do pop dançável e contagiante de Fernando Daniel e dos ÁTOA, foi Gonçalo Bilé a quem coube aquecer o palco e chamar o público no final de tarde. Enquanto o sol se despedia, pintando de reflexos alaranjados o cenário, na baía soava uma fusão de folk, acústico, blues, roots e pop/rock. O estilo, descontraído de Gonçalo Bilé, cujas músicas descrevem o quotidiano e as preocupações com que os seus muitos fans se identificam.
A quimica de Gonçalo Bilé com o publico foi uma constante, mas foi com "Nunca me deixes", dos Weasel que o concerto descolou para a magia de um fim de tarde inesquecivel, de tal forma que o músico que não conseguiu eleger um só momento alto: " É o concerto inteiro que me vai ficar na memória para sempre", afirmou Gonçalo, instantes após o concerto e para quem "É uma inspiração tocar no palco por onde passaram os maiores nomes da música portuguesa". Quanto ao público cascalense, Bilé foi peremptório: " Senti-me amarrado da cabeça aos pés", respondeu o músico, fazendo um trocadilho com uma das suas músicas mais populares.
Ainda esta segunda-feira, coube a Ana Caldeira, conhecida como Cherry, subir ao palco da Cidadela onde fez soar a sua voz rouca e cativante, para interpretar músicas do seu álbum London Express. Bastou alguns minutos para que Cherry conseguisse conquistar o público, com a sua energia hipnotizante ao cantar "Five Knives” e "What If It Rains?" "Wizzard Tricks" e "I Will Love You". Em estreia, Cherry brindou ainda o público com algumas novidades que vão integrar o seu próximo albúm, a lançar no final deste ano.