CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

O Natal já chegou aos Centros de Acolhimento Temporário do concelho de Cascais

A poucos dias do Natal, a 21 de dezembro, de porta em porta, ou melhor, de associação em associação, o Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal (CIAPS) distribuiu presentes às crianças dos Centros de Acolhimento Temporário do concelho de Cascais.
“Recriar o Natal” é a campanha de angariação de brinquedos e bens, promovida pela Câmara Municipal de Cascais que, à imagem do que aconteceu em anos anteriores, regressou para proporcionar um Natal com mais conforto e alegria aos que têm de menos. 
 
Entre os embrulhos rasgados e as peças dos novos brinquedos ainda por montar, cerca de 75 crianças agradeceram a sorrir a solidariedade do concelho que permitiu aos pequenos residentes dos centros de acolhimento de Cascais receberem três presentes na véspera de Natal e ainda um antecipado. 
"O sucesso que esta campanha tem é que, como infelizmente muitas destas casas não tem brinquedos novos para dar às crianças no dia 24, como se fosse o Pai Natal, a Câmara Municipal de Cascais entrou como esse o apoio" do rechonchudo de barbas brancas e roupa vermelha, mencionou Ana Sofia Silva do Centro de Interpretação Ambiental Pedra do Sal (CIAPS).
 
Em casas com inúmeras necessidades, iniciativas como "Recriar o Natal" ajudam a colmatar a falta de bens materiais e alimentares. Nomeadamente, numa época propícia à dádiva, onde alguns dos valores mais importantes do Natal, como a partilha, a solidariedade e a amizade movem todos os cidadãos. 
 
Tendo em conta a faixa etária que habita nestes centros de acolhimento, a fantasia do Pai Natal é uma constante por estes dias. A ansiedade estampada no rosto das crianças que, sentadas, esperam por ouvir o seu nome para ir receber uma prenda é muita por isso, "conseguir recolher presentes que possam estar no saco do Pai Natal e que o saco possa ser o mais gordo e maior possível vem um pouco responder à fantasia que as crianças têm", disse emocionada Sofia Pomba e Costa, diretora da Associação Mimar. "Isto ajuda-nos a criar uma vivência do Natal mais especial", acrescentou. 
 
No total foram angariados 300 brinquedos novos, dos quais 250 foram doados por um anónimo, para além de CD's, DVD's, livros, jogos, roupa no valor de 3.400€ e roupa e brinquedos usados mas em perfeitas condições. Com esta campanha foi ainda possível angariar aproximadamente 80 cabazes que incluem não só bens alimentares como de higiene pessoal [fraldas, toalhitas...]. 
 
Centros de Acolhimento apoiados | Casa da Criança de Tires - Fundação Champagnat;Ludoteca Adroana - Fundação Champagnat; Prisão de Tires - Berçário; Casa das Conchas – Fundação O Século; Casa do Mar – Fundação O Século; Loja Social – Fundação O Século;  Casa da Encosta – Crescer Ser; Associação Mimar
 
Parceiros | Fnac; Fundação Belmiro de Azevedo; Grupo Pestana; Ericeira Quiksilver; UHU; APCOI; Sansonite; Escolinha Tia Ló; Escolinha da Ana; Internacional Christian School; Jardim Escola do CCD do Município de Cascais; Ângela Duarte Cabeleireiro; Cofina; Espaço Harmonia Cabeleireiro; Mr Bus; DNA Cascais; Departamento de Comunicação; Divisão de Promoção de Emprego; Cascais Próxima; Policia Municipal; Divisão Desenvolvimento de Recursos Sociais; Cascais Jovem – Geração C; Lidl; Chiado Editora; Academia de Artes e Restauro António Reis; Escola Florinda Leal
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0