Está aqui
Novos nomes confirmados no Cool Jazz em 2024
Depois da confirmação da presença da estrela mundial Diana Krall no Cool Jazz, a 26 de julho de 2024, quando o festival assinala os 20 anos desde a sua primeira edição, continuam a ser avançados mais nomes para aquele que é considerado o festival de música mais cool do país e que, como habitual, vai ser realizado no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais.
Álbuns como “All of You” (1996), “When I Look in Your Eyes” (1999), “The Look of Love” (2001), “The Girl in the Other Room” (2004), “Quiet Nights” (2009) até aos mais recentes “Turn Up the Quiet” (2017) e “This Dream of You” (2020) ajudaram a construir uma carreira que tornou Diana Krall como a absoluta rainha do jazz mundial.
Cantora, pianista e produtora, a artista canadiana apresentou-se ao mundo com a sua voz absolutamente inigualável e uma abordagem musical que a distinguiu de todos os outros músicos. Ao construir uma carreira de consistência absoluta, Diana Jean Krall atingiu um estatuto ímpar sendo-lhe atribuídos títulos académicos assim como foi recorrentemente convidada para “cameo” no cinema.
O festival Cooljazz faz parte da história de Diana Krall em Portugal e no 20º aniversário é motivo maior para receber a artista no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais, para uma noite mágica.
Marina Sena e Luedji Luna são os dois novos nomes confirmados para o CoolJazz, com concertos agendados para a noite de 27 de julho. Marina Sena e Luedji Luna vêm do mesmo país, Brasil, mas de áreas musicais bem diferentes. Marina Sena, muito popular e com muitos views, enquadra-se mais numa pop eletrónica, enquanto que Luedji Luna pratica um MPB muito consciente das raízes africanas da música brasileira.
Absoluto fenómeno da cultura brasileira mais recente, Marina Sena colocou na rua a estrondosa estreia, intitulada “De Primeira”, em 2021, uma descarga pop com toques de eletrónica com assinatura brasileira (elementos funk, baile, entre outros). Oriunda do norte de Minas Gerais, a artista não parou desde então com uma quantidade enorme de concertos, capas de revista, premiações, digressões internacionais, novo álbum em 2023 (“Vicio Inerente”) e um público conquistado a cada dia, como refletem os 5 milhões de ouvintes mensais na plataforma de streaming Spotify.
Na mesma noite, o Cooljazz apresenta a baiana Luedji Luna, uma das vozes mais ativas do Brasil no momento. Os seus dois álbuns constituem peças fundamentais da música brasileira atual. Em 2017 lançou “Um Corpo no Mundo” e já em 2021 apresentou “Bom Mesmo É Estar Debaixo D`Agua”, álbum esse que rendeu à artista brasileira a nomeação para “Melhor Álbum de MPB” dos Grammy Latino do mesmo ano. Presenças em meios internacionais como Tiny Desk, Colors e Afropunk dão a dimensão internacional da obra de Luedji Luna.
Diana Krall a 26 de julho, Fat Freddy’s Drop a 30 de julho e Jamie Cullum a 31 de julho são os outros nomes já avançados para o cartaz do CoolJazz de 2024.