Está aqui
Novo Centro de Operações da Refood Cascais
Em março de 2025, a Refood de Cascais completa dez anos no território. “Ter este espaço que vamos hoje inaugurar, não seria possível sem o apoio financeiro do Orçamento Participativo”, agradeceu Edmundo Silva, proponente do projeto do Novo Centro de Operações da Refood Cascais, no âmbito do Orçamento Participativo (OP), em Atibá. A cerimónia decorreu no dia 30 de novembro, e Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, aplaudiu o resultado. “Cascais é a capital do voluntariado, temos um forte movimento de voluntariado no nosso concelho. Cumpre-se também aqui este valor maior que é o valor da democracia. Surgiu a proposta ao Orçamento Participativo, já no pós pandemia, e tem a ver com algo absolutamente fundamental, não pode haver aumento de saúde, se as pessoas não estiverem suficientemente alimentadas. Este espaço é também um equipamento de saúde”, destacou, o autarca, salientando que o OP "tem tido um sucesso enorme, já são cerca de 60 milhões de euros que foram investidos, por decisão dos munícipes".
O orgulho no novo espaço era vísvel, sobretudo, pelas palavras do proponente, respons´vel pela candidatura ao Orçamento Participativo, Edmundo Silva. "Faz hoje dois anos, no dia 30 novembro de 2022, que houve a festa no Mercado da Vila, com a Câmara e com a equipa do OP, que anunciou os projetos que ganharam naquele ano. Ao fim de dois anos, que também acho que é um período relativamente curto para este projeto, estamos aqui a inaugurar o novo centro operações", recordou, comovido. E os planos já estão traçados: "Continuamos a manter o núcleo das Fontainhas, temos agora um novo centro de operações aqui, vamos conseguir fazer coisas que não fazíamos antes, vamos alterar um bocadinho o modelo de organização, vamos alterar um bocadinho os procedimentos para apoiar mais famílias e melhor".
Após o descerramento da placa e dos discursos, Carlos Carreiras e elementos do executivo fizeram uma visita ao espaço. "Estamos aqui a inaugurar um espaço que foi, todo ele, revigorado, renovado, para servir as pessoas que, de alguma forma, carecem e padecem de dificuldades maiores na vida. A Refood é um parceiro da Câmara Municipal de Cascais, onde temos inseridos também apoios da própria Rede Social de Cascais, que também fornece a Refood, entre outros parceiros", expressou José D'Almeida, vereador da autarquia. E destacou a importância do "Orçamento Participativo, efetivamente, ao serviço das pessoas, e as pessoas também fazerem com que o Orçamento Participativo seja uma das maiores e melhores ferramentas que Cascais dispõe para que, juntos, consigamos construir os nossos sonhos. Por isso mesmo, em Cascais tudo começa nas pessoas”.
Na visita, estiveram também presentes, Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da autarquia, e os vereadores Frederico Pinho de Almeida, Francisco Kreye, e José Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, e Pedro Morais Soares, presidente da União de freguesias Cascais Estoril.
CMC | TL | RP | LB