Está aqui
Nova Unidade Familiar em S. João do Estoril vai servir 13.000 utentes
















Criar “USF suficientes que cubram toda a população” do concelho é o objetivo de Helena Baptista Costa, Diretora Executiva do ACES Cascais - Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais. Um propósito que assenta na estatística, como a própria refere: “segundo o último Census [2011], 93,5% dos cidadãos residentes no concelho de Cascais, pelo menos uma vez, nos últimos três anos foram nossos utentes”. Uma afirmação que, de acordo com a responsável “revela um elevado grau de confiança nos cuidados primários de saúde”. Para os próximos meses é esperada a inauguração da USF de Carcavelos o que, segundo Helena Baptista da Costa deverá acontecer “no final do ano, princípio de 2015".
Localizada nas instalações do ACES Cascais – Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais, em S. João do Estoril, a nova Unidade de Saúde Familiar vem dar resposta a 13.000 utentes, dos quais 7.000 aguardavam por médico de família. Ao todo, na nova USF vão trabalhar sete médicos, cinco enfermeiros e quatro funcionários administrativos no secretariado clínico, sendo que o principal objetivo desta unidade é melhorar acessibilidades, acolhimento e atendimento dos utentes. O que passa por transformar as salas de espera em espaços agradáveis de acolhimento e reduzir os tempos e o número de presenças nesses espaços.
Apoiando a criação de condições para a abertura dos novos serviços, “a Câmara Municipal de Cascais tem vindo a fazer um elevado investimento na área da saúde nos últimos anos, nomeadamente, em equipamentos e infraestruturas de saúde [de que é exemplo o Centro de Saúde de São João do Estoril que começou a funcionar em 2007], por um lado, e na criação destas equipas das Unidades de Saúde Familiar por outro”, salientou Frederico Pinho de Almeida, Vereador da Saúde na Câmara Municipal de Cascais.
A apresentação pública da nova USF contou com a presença de Fernando Leal da Costa, Secretário de Estado Adjunto do Ministério da Saúde, para quem a estratégia “para formar e fixar jovens médicos onde são mais necessários (…) passa pela criação destas Unidades de Saúde Familiar e generalizar este modelo a todo o país”.
Sobre a USF Crescer Juntos – S. João do Estoril
Esta nova USF integra o “Crescer Juntos”, um dos projetos estruturantes do desenvolvimento e desempenho da equipa da USF de S. João do Estoril para o triénio 2015-2017. Em causa está o desenvolvimento de interligações com os diversos parceiros e serviços da comunidade, bem como com os restantes serviços do ACES Cascais, designadamente convencionados e hospitalares. A figura do “enfermeiro de família” como fazendo parte da equipa multiprofissional da USF é outro dos modelos a ser desenvolvido nos próximos três anos, com uma aproximação mais global da saúde, tendo em conta a unidade família e das suas necessidades. Além disso pretende, ainda, desenvolver-se conceitos inovadores como “Governação Pessoal de Saúde ”e a aplicação de um conjunto de instrumentos práticos como um Manuel de “Gestão Pessoal de Saúde” e o “Guia Pessoal de Saúde”, a ser usado por cada utente.
Dados relevantes sobre o ACES Cascais
No concelho de Cascais existem ainda cerca de 40.000 utentes sem atribuição de médico de família.
O Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) de Cascais passa agora a ter em funcionamento dez Unidades de Saúde Familiar (USF), uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), duas Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC), duas Unidade de Saúde Pública (USP) e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP).
Com um total de 192.521 utentes inscritos frequentadores, o ACES de Cascais desenvolve atividades de vigilância epidemiológica, investigação em saúde, controlo e avaliação dos resultados e participa na formação de diversos grupos profissionais nas suas diferentes fases, pré-graduada, pós-graduada e contínua.