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Nova direção da ANDAEP toma posse em Cascais

“A sede da cidadania tem de residir na Escola”, disse Carlos Carreiras

“Os diretores de agrupamentos de escolas são para nós parceiros fundamentais”, afirmou Carlos Carreiras na tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas.

A cerimónia decorreu na EBS Frei Gonçalo de Azevedo, em S. Domingos de Rana, escola, cujo diretor do Agrupamento, David Sousa, tomou posse como vice-presidente desta associação que tem entre os seus propósitos “defender junto dos partidos políticos um pacto educativo que se baseie no diagnóstico dos atuais problemas da Educação, procurando pontos de convergência para a solução desses problemas”. 

Enquanto anfitrião Carlos Carreiras lembraria a importância da relação próxima entre os diretores de agrupamentos com a sua comunidade e do papel importante que podem desempenhar em momentos de incerteza: “Em momentos de rotura, os líderes das comunidades escolares têm uma importância vital”, disse Carlos Carreiras.

Na cerimónia, que decorreu esta manhã (14/11/2023), na EBS Frei Gonçalo de Azevedo, em Cascais, o Professor Filinto Lima, de Vila Nova de Gaia, recém empossado presidente da direção desta associação, para o quadriénio 2023/2027, destacou a prioridade dada à Educação por algumas autarquias do país, dando como exemplo a autarquia de Vila Nova de Gaia, mas também a de Cascais e agradecendo por isso ao presidente da Câmara Municipal de Cascais e também ao vereador Frederico Pinho de Almeida, responsável pela área da Educação e que também marcou presença na cerimónia.

Carlos Carreiras agradeceu, lembrando porém que “seria injusto para com alguns dos seus colegas autarcas” não salientar “a capacidade de investimento desta autarquia, de um concelho que sendo o quinto maior do país, é o segundo maior em orçamento” o que lhe permite níveis de investimento que outras autarquias não conseguem.

O propósito desta associação, sustentaria Filinto Lima, será o de “Influenciar, definir e concertar as políticas educativas em consonância com o Ministério da Educação e outros parceiros, incluindo em matérias para as quais não é chamada, criando uma agenda própria, em defesa de uma escola melhor”.CMC/HC/LB

Cascais Digital

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