Está aqui
Náutica, Conhecimento, Saúde e Turismo: áreas estratégicas do Centro do Mar de Cascais hoje apresentado no Congresso do Fórum Empresarial da Economia do Mar
Sob o tema "Ancora - O mar com os pés assentes na terra", o Congresso do Fórum da Economia do Mar decorre até às 18h30 de hoje, no Centro de Congressos do Estoril. O encerramento estará a cargo de Álvaro Santos Pereira, Ministro da Economia e do Emprego.
Baseando-se na aposta em quatro áreas estratégicas para Cascais - a Náutica, o Conhecimento do Mar/Investigação, a Saúde do Mar e o Turismo - este Centro será responsável por congregar as academias do saber e do fazer, criando sinergias que permitam desenvolver projetos concretos nesses setores. O objetivo é afirmar as atividades económicas relacionadas com o mar como eixos estratégicos para a construção do desenvolvimento económico de Cascais.
“Sabemos que a economia do mar pode representar, em estimativas conservadoras, 11% do PIB e 12% do emprego em Portugal”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, durante a abertura do Congresso, acrescentando que, “por isso, em Cascais, estamos a fazer o nosso trabalho: assumimos o Mar como um eixo estratégico para o nosso desenvolvimento e estamos, politicamente, fortemente comprometidos com esse desígnio”.
Enquanto projeto de valorização e de atracão turística e desenvolvimento económico, a presença do Centro de Mar em Cascais terá efeitos multiplicadores (pela sua dimensão e competitividade), não só na área de implantação, mas também no desenvolvimento do tecido empresarial da região, devendo contribuir para a sua qualificação e reposicionamento na cadeia de valor.
Organizado pelo Fórum Empresarial de Economia do Mar, o Congresso "Ancora - O mar com os pés assentes na terra" decorre ao longo de todo o dia e conta com a presença de responsáveis de várias entidades públicas e privadas ligadas ao mar. Tem como objetivos apresentar e tomar o pulso à diversidade de oportunidades que o mar oferece e consciencializar todos os portugueses para a relevância do Mar no âmbito da economia nacional. Serão apresentados vários casos de sucesso que representam o mar moderno. Na prática são histórias de empreendedores de várias idades, formações e capacidades financeiras contadas na primeira pessoa.