Está aqui
Município celebra protocolo com a Universidade Europeia
No Centro de Interpretação do Espaço Rural de Cascais, no Casal Saloio de Outeiro de Polima, assinalou-se o Dia Mundial da Alimentação, que coincide ainda com o Dia Mundial do Pão.
Esta celebração começou com uma visita às instalações deste espaço que edifica o passado de que Cascais tanto se orgulha, nomeadamente as suas origens saloias. Nesta visita enalteceu-se o lugar central que a gastronomia sempre ocupou nas comunidades saloias. Ao longo desta visita foi possível aprender um pouco mais sobre o projeto das Terras de Cascais, que promove boas práticas agrícolas e alimentares, especificamente sobre o trigo de barbela, e foi possível ainda observar um showcooking do Food Lab Cascais de pão com chouriço feito com farinha de trigo de barbela.
Após esta visita, consumou-se a assinatura de um protocolo de colaboração entre o município e a Universidade Europeia que procura promover iniciativas que aprofundem a colaboração entre as áreas de interesse comum para as duas partes, nomeadamente as áreas da gastronomia e do turismo.
Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais esteve presente para a assinatura deste protocolo, explicando que “é uma demonstração de confiança da Universidade Europeia na Câmara Municipal de Cascais e nas nossas equipas.”
Do lado da Universidade Europeia, a reitora Hélia Gonçalves Pereira explicou a importância da gastronomia como motor para esta parceria: “A gastronomia sempre aproximou os povos. Em espaço rural, a gastronomia e a partilha da mesa nos espaços rurais também é uma forma de aproximar as pessoas, uma forma de aproximar os povos, e é uma forma, na minha perspetiva, muito adequada de aproximar instituições.”
A Reitora aproveitou ainda para afirmar a sua confiança no trabalho que irá resultar deste protocolo: “Acreditamos que esta parceria, em torno do Food Lab, vai trabalhar com os nossos estudantes no âmbito dos nossos laboratórios de base experiencial, também este tema da gastronomia”
Após a assinatura do protocolo, realizou-se uma prova de vinhos da Rota de Bucelas, Carcavelos e Colares, com harmonização e presença das Confrarias, seguida de um jantar dedicado à cozinha saloia. Esta experiência está inserida no ciclo “Cultura à Mesa” – Experiência Cultura e Cozinha Saloia e trouxe para a mesa algumas especialidades tradicionais da Região Saloia, onde parte do concelho de Cascais se insere.
Nesta cerimónia estiveram ainda presentes autarcas dos municípios de Vouzela e do Barreiro, concelhos que procuram conhecer melhor o trabalho do Cascais Food Lab.
O Dia Mundial da Alimentação celebra-se todos os anos, desde 1981, a 16 de outubro, pois foi nesta data, no ano de 1945, que foi fundada, no Quebec (Canadá), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Esta organização tem como missão aumentar os níveis de nutrição e a qualidade de vida, melhorar a produtividade na agricultura e as condições de vida das populações rurais. Desde a sua criação, a FAO tem trabalhado para atenuar a pobreza e a fome, promovendo o desenvolvimento agrícola, uma melhor alimentação e a segurança alimentar.
CMC | DCG | NH | LB