CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Mulheres cascalenses homenageadas em gala

S. Domingos de Rana distingue mulheres em áreas chave para a comunidade

Dia 8 de março é dia de prestar homenagem a todas as mulheres. Por isso a Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana escolheu a data para homenagear mulheres da freguesia que se distinguiram em áreas como o Associativismo, a Saúde, a Cultura, a Ação Social, Empresarial e a Educação. O prémio Ser Mulher é, assim, uma forma de reconhecer o enorme trabalho e talento que todos os dias estas mulheres colocam ao serviço da comunidade.

Nesta 2ª edição da Gala Internacional da Mulher, s sala do Grupo Recreativo e Dramático 1º de Maio de Tires encheu para acolher todos os que quiseram participar no reconhecimento público de seis mulheres da freguesia, pelo papel de destaque desempenhado na vida de muitos concidadãos: Luísa Lopes  (Associativismo),  Júlia Doroana (Empresarial), Deolinda Bernardo (Saúde), Rosa Neto (Ação Social), Cecília Abreu (Educação) e Marta Loureiro (Cultura). 

" Começámos esta gala o ano passado porque achámos que fazia falta na nossa freguesia, reconhecer o papel das mulheres nas mais variadas facetas profissionais e dar a conhecer o papel fundamental que as mulheres têm na construção da nossa comunidade", referiu Fernando Ferreira Marques, presidente da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana. 

Já Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, defendeu que a "luta da mulheres para conseguir direitos iguais tem sido grande, mas não terminou porque há direitos que ainda não são exercidos com igualdade". Por isso, o presidente do Executivo Municipal reconhece a importância destas homenagens porque "por vezes a sociedade não valoriza o suficiente contributo das mulheres". Mas, a grande causa de Carlos Carreiras, como deixou explícito na sua intervenção, é a luta contra a violência doméstica e deixou um apelo " Que todos sejamos militantes desta causa contra a violência doméstica que tantas vítimas faz. Esta é uma responsabilidade coletiva e uma obrigação de combatermos e denunciarmos estes casos".       

Para abrilhantar ainda mais a noite, houve momentos musicais que estiveram a cargo da jovem Pipa Maldonato. A cantautora trouxe alguns temas do seu próximo álbum de inéditos, com a temática do empoderamento feminino e foi muito aplaudida. Outro dos momentos altos foi protagonizado por Joana Cravo que declamou o poema "Mulher" de Florbela Espanca. 

Foi uma noite de festa e de celebração para os muitos que quiseram comemorar o Dia da Mulher de uma forma tão especial e prestar o seu agradecimento público a estas mulheres que todos os dias trabalham para o bem comum. Sem elas, certamente, a freguesia, o concelho e o mundo seriam muito mais pobres. 

Todavia, a modéstia faz parte dos grande espíritos e todas as homenageadas confessaram que sem as equipas que com elas trabalham e o apoio das famílias "não teria sido possível estar ali" como confessou Rosa Neto, ela que é responsável pelo novo Complexo Social da CERCICA de S. Domingos de Rana. 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0