Está aqui
Mobilidade Sustentável discutida no Estoril
O Centro de Congressos do Estoril acolheu hoje, dia 9 de julho, a conferência CNN Portugal Summit sobre o tema da Mobilidade Sustentável. O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e o vice-presidente da autarquia, Nuno Piteira Lopes, participaram na conferência.
“Receber este evento significa um reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido por Cascais, nesta área”, começou por dizer Carlos Carreiras, no discurso de encerramento da conferência. “Temos apostado na mobilidade sustentável no nosso concelho, juntando a «academia do saber» com a «academia do fazer». Quanto mais conseguirmos captar quem se dedica a estudar estas matérias, mais facilmente construiremos um território inteligente e melhor para as pessoas”, acrescentou o autarca.
Antes do fecho da conferência, o vice-presidente de Cascais, Nuno Piteira Lopes, participou no painel de discussão relativo à temática: “O transporte do futuro e o caminho para a redução de emissões”, no qual esteve acompanhado por Mário Ferreira (Chairman Douro Azul), Ricardo Quintas (CEO Adamastor), e Jan Künne (Vice President EU and Asia Pacific for Enterprise Development Group Palo Alto).
“A Mobilidade é um eixo prioritário da política do nosso concelho”, começou por referir Nuno Piteira Lopes. “Quem vive, trabalha e estuda em Cascais, não paga transportes públicos, por exemplo”. Recorde-se que, desde 2020, o município de Cascais proporciona transportes públicos gratuitos a quem reside, trabalha e estuda no concelho, através da utilização do Cartão Viver Cascais, num modelo pioneiro em Portugal e dos poucos deste género na Europa.
Relativamente ao tema da redução de emissões, o vice-presidente cascalense referiu que “em Cascais temos autocarros movidos a hidrogénio e estamos também a avançar para a construção de uma fábrica para a produção de hidrogénio, de forma que a nossa frota de transportes rodoviários possa ser movida a esse combustível.”
A conferência CNN Portugal Summit - Mobilidade Sustentável levou a palco responsáveis políticos, empresários, empreendedores e académicos para um debate alargado, através do qual foram discutidas práticas e ideias, com vista a melhorar a mobilidade no centro das cidades, reduzir as emissões de carbono e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
CMC | DG | CB | PM