CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Missa solene em honra da Imaculada Conceição

Na Abóboda cumpriu-se a tradição

Apesar de ser um dia cinzento, as gentes da Abóboda cumpriram a tradição e foi feita a homenagem à Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Depois de uma missa campal, que cumpriu todas as regras de segurança, logo de seguida a população da Abóboda e devotas da Imaculada Conceição fizeram a já tradicional procissão.

Na sua eucaristia, o Padre Miguel Ribeiro chamou a atenção para celebração deste dia, que em tempos idos era celebrado o Dia da Mãe, bem como para os "novos tempos que nos dão mais e maiores desafios de fé".

Curiosidades:

A celebração da Imaculada Conceição, que a Igreja Católica assinala anualmente a 8 de dezembro, feriado nacional em Portugal, é um reconhecimento à importância desta data na espiritualidade e identidade do país.

Este dia foi proclamado em 1854, através da bula ‘Ineffabilis Deus’, a qual declara a santidade da Virgem Santa Maria desde o primeiro momento da sua existência, sendo preservada do pecado original.

Sobre a Ermida da Nossa Senhora da Conceição da Abóboda:

Desconhecendo-se quando foi fundada por Frei Gonçalo de Azevedo, cavaleiro da Ordem de Malta, a ermida de Nossa Senhora da Conceição da Abóboda tem como mais antigo registo datável o ano de 1579, inscrito na sepultura armoreada, que pode ser observada na capela-mor do templo. Nesta pequena capela e no convento que se lhe anexou em 1673 instalou-se um núcleo de frades da congregação dos Agostinhos Descalços, que aqui se manteve por três anos.

Aproximadamente em 1750, o equipamento religioso foi ocupado por frades polacos da Ordem da Imaculada Conceição, ficando-lhe associado o nome do conhecido Padre Casimiro Wyszynsky, que acabou por falecer, com fama de santidade, no Convento de Balsamão Macedo de Cavaleiros, onde se encontra sepultado.

No século XVIII, a capela acolheu uma irmandade de homens do mar que assegurava a realização, a 8 de Dezembro, das festas em honra da padroeira, tradição que perdurou até aos dias de hoje.

Recentemente, a ermida foi restaurada, mas foram poucas as características da traça original que se conservaram.

(fonte ENCARNAÇÃO, José d' - "Cascais e os seus Cantinhos", Edições Colibri e Câmara Municipal de Cascais)

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0