CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Millennium Estoril Open: Adiado, mas a rolar no coração dos cascalenses

Cascais e o Ténis, numa relação desde 1882
Estaria a decorrer agora e até 3 de maio, no Clube de Ténis do Estoril, o único torneio português que faz parte do calendário ATP World Tour. O Millennium Estoril Open foi suspenso devido à situação de pandemia provocada pelo Covid-19. 
 
Não queremos deixar, contudo, de recordar aos adeptos desta modalidade, a ligação histórica que há entre Cascais e o Ténis. 
 
Sabia que Cascais foi palco em 1882 do primeiro desafio de ténis entre portugueses? E  que nomes como Bjorn Borg, John McEnroe, Ivan Lendl e Jimmy Connors, todos nº 1 mundiais, vieram disputar o título em Cascais?
 
O ténis foi introduzido em Portugal pela comunidade inglesa residente em Lisboa e no Porto, por volta de 1880. Não obstante o ténis ser já praticado em Carcavelos pela comunidade britânica, que desde 1870 administrou o cabo submarino, a modalidade passaria também a constituir um dos desportos de eleição dos elegantes a banhos em Cascais, num período em que o concelho se transformou na capital do desporto em Portugal. 
 
Surgiram, então, os primeiros courts nas principais localidades do litoral, assim como os famosos Campeonatos Internacionais de Portugal, promovidos no Sporting Club de Cascais a partir de 1902. 
 
Nem mesmo os monarcas escaparam a esta nova moda, noticiando o Correio de Cascais, em 1901, que «Sua Majestade [o Rei] tem tomado parte em algumas partidas de tennis no Sporting». Pouco depois noticiava-se, mesmo, a realização de um torneio internacional, «festa [a que] concorreram além da gente da primeira sociedade que se encontra em Cascais, muitos estrangeiros distintos, como foram os ingleses que vieram de propósito do seu país para esse fim», caso da vencedora de Wimbledon, Blanche Hillyard.
 
Esboçavam-se, deste modo, os primeiros Campeonatos Internacionais de Portugal, que oficialmente se realizariam nos courts do Sporting Club de Cascais a partir de 1902 e de forma ininterrupta até 1973, com exceção dos anos de 1910, 1940 e 1951.
Em 1933 seria fundado um novo clube dedicado à prática da modalidade: o Estoril Parque Tennis, nas imediações do Casino. 
 
A obra de Fausto de Figueiredo, que transformou o Estoril numa estância turística de excelência, onde não faltavam espaços verdes, comércio e condições para a prática de diversos desportos, conduziria à criação do Clube de Ténis do Estoril, a 24 de agosto de 1945, que durante meio século manteve a sua atividade no local onde hoje existe o Centro de Congressos. Até à mudança das instalações, em 1991, o Clube de Ténis do Estoril manter-se-ia como a sala de visitas do ténis português. 
 
Com o fim dos Campeonatos Internacionais de Portugal, na década de 1970, abriram-se novos horizontes, num período em que a profissionalização do ténis começava a moldar um outro cenário. Era preciso atrair as grandes vedetas, nem que fosse por um dia! As exibições no Pavilhão do Dramático de Cascais, organizadas por João Lagos, tornar-se-iam, então, célebres, atraindo multidões que queriam ver os seus ídolos, como Bjorn Borg, em 1982, a que se sucederam outras grandes figura do ténis, casos de John McEnroe, Ivan Lendl e Jimmy Connors, todos nº 1 mundiais.
 
O ténis ganhou, então, outra dinâmica e expressão no concelho, organizando-se nos finais da década de 1980, na Quinta da Marinha, dois torneios internacionais que estiveram na génese do Estoril Open.
 
O maior desafio foi, contudo, o desenvolvimento e afirmação internacional do Millennium Estoril Open no mapa dos torneios do ATP World Tour, evento que desde 2015 arrasta multidões ao renovado Clube de Ténis do Estoril.
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0