CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Miguel Araújo: "Este foi o concerto do ano"

Araújo e Milhanas fizeram grande a noite, nas Festas do Mar.

A segunda noite nas Festas do Mar foi mais uma noite a contribuir para a coleção de memórias inesquecíveis e momentos irrepetíveis, tanto para quem esteve no palco, Miguel Araújo e Milhanas, como para o muito público que encheu de calor e alegria o cenário único da Baía de Cascais. 

Miguel Araújo: "Arrisco-me a dizer que este é o concerto do ano"

É incrível ouvirmos milhares de pessoas a cantarem do princípio ao fim num concerto. Houve mesmo músicas que foi só a voz em uníssono do público que se ouviu ao longo de toda a Baía de Cascais. "Vocês aqui em Cascais cantam tão afinado que, certamente, andaram todos no Coro de Santo Amaro", exclamou Miguel Araújo logo na primeira canção "Dia da Procissão". E o público não se calou durante quase duas horas de concerto. "arrisco-me a dizer que este vai ser o concerto do ano", replicou o músico agradecendo várias vezes o entusiasmo do público.  

Miguel Araújo, que, depois de 10 anos nos Azeitonas, cimentou-se como um dos principais nomes da música nacional. O cantautor da Maia já conhece bem os palcos e o público de Cascais, pois, foram já diversas as vezes que marcou presença nos festivais cascalenses, quer com os Azeitonas, quer em nome próprio ou como convidado. Mais uma vez Miguel Araújo cumpriu as expetativas. Gente de todas as idades a dançar e cantar, não só cascalenses, mas vindos de todo o país, até do Porto. Miúdos e graúdos mostraram saber de cor as populares letras que tão bem retratam o ser português, mas suave.

“Anda Comigo ver os Aviões”, “Maridos das Outras”, “Pica do Sete”, “Dona Laura” foram alguns dos temas que incendiaram a noite, criando um ambiente fantástico neste cenário recortado pelo Atlântico que é já por si mágico. Miguel Araújo é considerado pela critica especializada, um dos melhores fabricantes de canções que o país viu surgir este século. E o público deu razão à fama e tirou muito proveito de mais uma noite que vai ficar nas memórias da Baía de Cascais.

Mas, o grande momento que marcou este concerto ainda estava para vir. Foi quando subiram ao palco os KAPA. Uma banda de rock criada nos anos 60 e cujos membros são nada mais nada menos que os tios de Miguel Araújo. " Em casa da minha avó vivia-se o rock e foi com os meus tios que tinham uma banda de rock, os  KAPA, que eu comecei a brincar com a música e com 11 anos já tocava", referiu Miguel Araújo. O momento foi inédito e histórico,  pois, Miguel Araújo nunca tinha convenciso os tios a participarem num  grande concerto seu. E encantaram todos com o tema " Like a Rolling Stone". Levaram o público ao delírio ao estilo do puro rock n' roll. 

 

Milhanas surpreende com seu timbre grave e sofrido num concerto "à flor da pele"

Coube a Milhanas abrir o palco principal na Baía de Cascais, neste segundo dia de Festas do Mar. A responsabilidade era grande, já que antecedia a um dos maiores nomes da música portuguesa, como é Miguel Araújo. O público que aguardava o início deste primeiro concerto era, assim, exigente, e muitos, ainda não conheciam a jovem cantautora portuguesa que tem na literatura portuguesa e no fado a sua grande inspiração.

Milhanas soube conquistar o público com a sua forma espontânea e sincera de estar na vida e no palco. As suas canções melancólicas trazem temas fraturantes como a violência doméstica em " Roubar um Corpo" ou o lado mais sombrio da vida com "Eu de Prosa", "o tema mais difícil que escrevi", como confessou a jovem artista. “Eu de Prosa” tem somado milhares de visualizações no Youtube, deixando claro porque é cque a sua autora é considerada um fenómeno a ter em conta na nova geração de músicos portugueses.

Com o tema mais solar, "Mundo", Milhanas pôs o público a interagir e a cantar, num dos momentos altos de um concerto com as emoções à flor da pele.

Milhanas estreou-se em 2021 com “Lamentos”, seguido dos singles “Mais que ao Sol” e “Mundo”. Já em 2023, lança um primeiro álbum com produção de Agir e Jon, “De Sombra a Sombra”, segue a herança dos cantautores e espelha “as dores do mundo” como ela própria diz. Agir que subiu ao palco como convidado da jovem cantautora e disse mesmo " Cantar depois de ouvir cantar Milhanas é uma grande responsabilidade". 

As suas raízes podem estar no fado, mas a cantora direciona a sua voz para a contemporaneidade e gosta de misturar as suas influências nas canções que interpreta. A sua voz de timbre grave e sofrido é perfeita para interpretações modernas do fado com música pop e urbana, com sonoridades que transcendem tanto o tradicional como o moderno. "É uma forma de não esquecer o passado, tendo o futuro também em mente", como revelou a cantora.

 

Mónica Teotónio no Palco Sagres cantou histórias e encantou

As canções de Mónica Teotónio começaram por narrar as suas histórias, aquelas que começaram como os seus desabafos, mas que agora pertencem ao mundo inteiro. “Todos os Dias” marca a sua grande estreia, mas o sonho de Mónica de gravar “uma canção” tornou-se maior: na parceria que se revelou amizade com João Só, nasceram mais canções e mais sonhos traduzidos em música.
Para a cantora e compositora de 26 anos, cantar é uma paixão e isso nota-se em palco.  As suas histórias melódicas falam da relação entre o dia e dia e o estado de espírito que muda também de dia para dia. E o público aderiu às baladas que, não por acaso, rimaram de forma perfeita com aquela hora de fim de tarde em que tudo serena e convida ao desfrute.

O Palco Sagres, junto à Cidadela de Cascais, continua a revelar novos talentos que se estão a afirmar na música portuguesa, ou nomes consagrados que têm projetos novos para mostrar. Seja como for o público que assiste a estes concertos de fim de tarde, no renovado espaço exterior da Cidadela, é cada vez mais, mostrando que estes artistas da nova geração já movem muitos fãs. Outros vêm à descoberta e alguns são só passantes ou turistas, mas ficam porque gostaram do som.

CMC | PL | PR | @Jorge Martin | PS

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0