CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Mais um passo rumo à Nova Escola Secundária de Cascais

Auto de Consignação Parcial da Empreitada foi assinado

Nesta segunda-feira, dia 17 de julho, foi dado mais um importante passo rumo à construção da Nova Escola Secundária de Cascais, com a assinatura do Auto de Consignação Parcial da Empreitada. A cerimónia decorreu junto à atual escola secundária.

“Os obstáculos foram ultrapassados e isto mostra a resiliência que temos de ter em todo este processo de obras públicas (…) Esta é uma escola que vai ser suportada pela Câmara de Cascais, pelo menos nesta fase. Não era nossa obrigação, mas assim o decidimos fazer. Enquanto presidente de Câmara, envergonhava-me ter no concelho de Cascais uma escola provisória há 50 anos, ainda para mais no estado degradado a que se foi assistindo”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras. “Futuras gerações ficarão aqui com um equipamento de ensino absolutamente extraordinário e muito bonito”, concluiu o autarca.

Além do presidente cascalense e do representante do empreiteiro (a empresa Graviner Construções, S.A.), marcaram presença na cerimónia o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz, o vereador com o pelouro da Educação no município, Frederico Pinho de Almeida, e as personalidades responsáveis pelas unidades orgânicas municipais envolvidas em todo este processo.

De referir, que a zona de intervenção da obra já se encontra vedada e o estaleiro montado. Com um investimento de 24 milhões de euros, as novas instalações escolares vão servir 1.320 alunos dos ensinos básico e secundário (diurno e noturno) e desenvolverem-se ao redor de um grande pátio quadrangular arborizado que irá ser o centro da escola. O edifício, de 2 pisos e também ele quadrangular, irá albergar 44 salas de aula, biblioteca, auditório, pavilhão polidesportivo e um espaço exterior, com total recuperação do pinhal existente. No total, a área de intervenção é de 37.283m2, com 15.025m2 de área total de construção implantados em 8.035m2.

A nova escola será construída no terreno adjacente à atual, com a particularidade de os trabalhos de demolição da velha escola, bem como a construção da nova, ocorrerem sem prejuízo das aulas que ali continuarão a decorrer. Isto porque a obra irá decorrer em duas fases: primeiro será construído o novo edifício escolar e, posteriormente, será demolida a velha escola que dará lugar à construção do pavilhão polidesportivo e arranjos exteriores que abarcam um pinhal já existente. Este pinhal ficará, no entanto, disponível para usufruto da população.

Prevê-se que as obras estejam concluídas no final de 2025.

CMC | DG | PR | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0