CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Mais de sessenta académicos refletem sobre Turismo no Centro Cultural de Cascais

De 10 a 12 de novembro, no Centro Cultural de Cascais, oitenta anos depois da realização do I Congresso Nacional de Turismo, organizado pelo Estado Novo, a Universidade Nova de Lisboa e Câmara Municipal de Cascais juntam à mesma mesa mais de sessenta académicos portugueses, brasileiros e mexicanos para evocar a História do Turismo em Portugal e promover a reflexão multidisciplinar sobre uma atividade social e economicamente tão pertinente que em 2015 representou 6,4% da riqueza do PIB nacional.
O que leva, verdadeiramente alguém a viajar? Esta questão, que tem inspirado muitos autores ao longo dos séculos, visa, na grande maioria, se não na totalidade dos casos, despertar o desejo de conhecer novas paragens, descobrir novas culturas, apreciar e saborear a gastronomia de lugares distantes, viver momentos de maior ou menor reflexão ideológica ou religiosa. 
 
E se em tempos receber os viajantes se tratou de uma mera questão de hospitalidade, hoje o turismo move verdadeiramente montanhas. Em Portugal, por exemplo, esta área de negócio representou, em 2015, 6,4% de riqueza do PIB, segundo dados do World Travel & Tourism Council (WTTC) prevendo-se que 2016 feche com um crescimento de 2,2%. No total, 915 mil empregos são no setor do Turismo, ou seja, 22% do emprego em Portugal entre agências de viagens, hotéis, empresas de transporte (exceto transporte pendular), companhias aéreas e negócios de lazer e entretenimento para turistas.
 
Em contraciclo, o setor do Turismo, principal área de atividade em Cascais, tem vindo a crescer a um ritmo superior ao das economias nacionais há já cinco anos, prevendo o WTTC que, em Portugal, daqui a dez anos, o setor possa responder por mais de um milhão de empregos. Segundo a organização, o turismo já criou 284 milhões de empregos em todo o mundo e, daqui a dez anos, suportará 370 milhões.
 
E é precisamente sobre a realidade do turismo, e o que está na base da sua essência, seja nas vertentes histórica, cultural, de negócios, industrial, ideológica, religiosa, gastronómica, educativa ou de simples lazer que vai estar em foco, durante três dias em Cascais.
 
Com 30 especialistas na matéria e contando com a presença de Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, e da Professora Doutora Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o encontro vai analisar entender as diversas funções que o turismo tem desenvolvido ao longo dos tempos, promover a reflexão sobre os diversificados e abrangentes modos como o turismo afeta as sociedades coevas (contemporâneas) e discutir exemplos de práticas sustentáveis, inovadoras e criativas indispensáveis hoje em dia na captação de viajantes.
 
 
Sobre a estatística do WTTC | Atravessa 184 países e procura perceber o impacto económico da indústria do turismo e transportes nas várias economias a regiões - por exemplo, G20, aliança do Pacífico ou OCDE onde Portugal também se insere.
 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0