Está aqui
Mais de meia centena de assistentes operacionais reforçam escolas de Cascais






Decorreu esta quinta-feira, 18 de novembro, no Auditório da Escola Básica e Secundária da Cidadela, a assinatura de 75 novos contratos de pessoal não docente que irão integrar os recursos humanos das escolas públicas do concelho. Os 75 trabalhadores serão alocados nas escolas consoante as necessidades identificadas pelos agrupamentos. A receção aos novos trabalhadores foi assinalada pela Câmara Municipal de Cascais, numa cerimónia com a presença do presidente da Câmara, Carlos Carreiras, e do vereador com o pelouro da Educação, Fredrico Pinho de Almeida, entre outras personalidades.
A entrada destes novos funcionários significa um aumento de ratio na ordem dos 9% . No ano letivo 2019/2020 as escolas públicas de Cascais integravam 459 elementos de Pessoal Não Docente e neste novo ano letivo o número cresceu para 499, ou seja, algumas destas entradas foram para colmatar situações de mobilidades intercarreiras, reformas e rescisões de contratos e outras foi mesmo reforço do pessoal não docente existente nas escolas.
Ainda que a Câmara tenha já decidido não se limitar, apenas, a cumprir a percentagem definida pela portaria do Ministério da Educação, mas a ir muito mais além, superando mesmo esse ratio de pessoal não docente, a contratação de mais pessoal visa dotar as escolas de ainda melhores condições de funcionamento.
Os novos assistentes operacionais terão como missão apoiar o funcionamento de diversos equipamentos educativos, dando auxilio a professores, alunos e crianças com necessidades educativas especiais.
PL/LB/CMC