Está aqui
Lifestyle Test chega a Cascais
A Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a DECO, lançou hoje uma ferramenta digital inovadora – o Lifestyle Test – que permite, além da sensibilização para a adoção de um estilo de vida mais positivo e saudável, a medição da pegada de carbono dos munícipes de Cascais.
De forma fácil e rápida, os munícipes de Cascais já podem fazer o Lifestyle Test, neste acesso personalizado, avaliar os seus estilos de vida e medir o respetivo impacto no ambiente. Além do diagnóstico, a ferramenta disponibiliza também dicas personalizadas para que os seus utilizadores possam reduzir a sua pegada de carbono, através da adoção de um estilo de vida mais sustentável, com resultados práticos em termos de poupança de tempo, de dinheiro e de melhoria da qualidade de vida.
“A redução da pegada de carbono só é possível se todos assumirmos essa preocupação diária. É, por isso, que o município procura disponibilizar todas as ferramentas possíveis para a construção coletiva de um futuro mais sustentável, para esta e para as próximas gerações. Se todos nos mobilizarmos, o impacto será muito positivo”, destaca Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.
Com a adesão dos munícipes ao Lifestyle Test o município passa a ter mais uma ferramenta que reúne informação, de carácter anónimo, sobre o impacte ambiental dos seus concidadãos em casa, nos transportes, nas compras e alimentação. Estes dados permitem dar mais um passo importante na adoção de medidas e ações para construir um futuro mais sustentável e resiliente para Cascais e para Portugal.
A ferramenta, implementada em Portugal pela DECO, foi lançada no âmbito da 3ª edição do Digital with Purpose Global Summit 2024, organizada pela Global Enabling Sustainability Initiative (GeSi), com o objetivo de acelerar a adoção de inovações digitais que beneficiem a sociedade e contribuam para a sustentabilidade. Desde o seu lançamento, em setembro de 2023, o LifestyleTest já ajudou mais de 240.000 pessoas em toda a Europa.
Fique também a par das respostas municipais ao nível da Energia, Mobilidade, Alimentação e Natureza:
- Transportes públicos - MobiCascais
- Agricultura Biológica - Terras de Cascais
- Voluntariado Ambiental
- Rede de bebedouros refill
- Valorização de restos de comida - Biorresíduos
- Ecocentros - 12 fluxos de resíduos
- Projeto re-parar - Rede de lojas de reparação
- Manual para eventos sustentáveis
CMC | FH