CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Lídia Jorge homenageada por Cascais no FIC

O município decidiu prestar homenagem à escritora, pelo trabalho desenvolvido na primeira edição do Festival Internacional de Cultura em Cascais, realizado no ano passado.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal, afirmou que "Cascais gosta de manifestar reconhecimento a quem faz bem ao concelho. A Lídia Jorge deixou uma marca, ao lançar e associar-se à primeira edição do FIC. Se o que nasce torto, raramente se endireita, o que nasce direito, raramente se entorta. A homenagem à Lídia Jorge é singela e humilde, mas sentida."

A escritora demonstrou-se feliz pela ocasião: "Foi uma surpresa que o presidente se tivesse lembrado de me homenagear. Ninguém tem nada que me agradecer. Cascais e as pessoas que a representam, vieram de encontro à minha perspetiva. Fui curadora do FIC com todo o gosto. Mas achei que deveria aceitar a homenagem e estou contente." Lídia Jorge confessou ainda ter sido o livro, o ponto sob o qual centrou a curadoria do festival, porque "é o objeto da arte de mais difícil compreender, o mais recuado; mas também o mais intenso. Pode modificar as pessoas, fazer-lhes companhia para sempre."

Depois do debate "Literatura e revolução de mentalidades", no Auditório Maria de Jesus Barroso da Casa das Histórias Paula Rego, Carlos Carreiras falou ainda da tradição que o FIC pretende criar: "A edição deste ano teve um sucesso enorme, o que já tinha acontecido no ano passado - mas ampliámos bastante a oferta, a diversificação e os públicos. A Inês Pedrosa, curadora deste ano, demonstrou grande capacidade e competência."

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0