CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Laboratório colaborativo para criação de emprego altamente qualificado com sede em Cascais

“Este protocolo conta com o envolvimento de Cascais na instalação de um dos mais relevantes laboratórios colaborativos que foi criado no país”, sublinha Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na assinatura do protocolo entre o Município de Cascais e o Colab+ Atlantic.

O COLAB+ ATLANTIC tem como missão desenvolver conhecimento sobre o Oceano Atlântico, a atmosfera, o clima e a energia. Uma abordagem integrada na perspetiva da promoção da economia azul, do emprego altamente qualificado e no uso sustentável dos recursos naturais.  

O protocolo agora celebrado consiste na cedência de instalações para o Pólo Principal daquele Centro de Investigação Científica e de Desenvolvimento.

Como contrapartida, o Laboratório Colaborativo do Atlântico compromete-se a envolver o município de Cascais na construção de soluções e partilha de conhecimento, nomeadamente, em projetos na área do ambiente.

Contribuir para a literacia e educação na área dos oceanos e do espaço, através da colaboração com os serviços educativos da Câmara Municipal de Cascais, é outra das contrapartidas previstas no acordo.

 O Laboratório Colaborativo do Atlântico compromete-se também a propor Cascais como território teste, sempre que possível, em projetos de inovação em que o laboratório se venha a envolver, no âmbito das Smart Cities ou outros.  

Os Laboratórios Colaborativos são centros de criação de emprego direto e indireto, e neste tema da ligação aos oceanos faz todo o sentido do envolvimento de Cascais pelo seu posicionamento, mas também pelo seu simbolismo”, referiu Manuel Heitor sobre esta instituição científica, integrada no Sistema Científico e Tecnológico Nacional.

 “A ideia foi sempre envolver os centros de investigação, as empresas e as autarquias orientadas para a criação de emprego”, concluiu o Ministro.  

Para Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal, a instalação deste Laboratório Colaborativo que envolve instituições de excelência, “é um passo de gigante para Cascais” uma vez que com a assinatura deste protocolo está a ser cumprido “um pilar da nossa estratégia que passa pela aposta no mar em todas as suas dimensões”, o que vem dar “uma abrangência maior na forma como abordamos a temática do mar”, referiu, ainda, o autarca.  

Os Laboratórios Colaborativos são aprovados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e consistem em projetos de investigação desenvolvidos numa parceria entre empresas, autarquias e instituições de ensino superior.

De acordo com o Ministério da Ciência, os 20 laboratórios colaborativos existentes no país, vão criar mais de 780 empregos qualificados, com a entrada de 16 a 100 investigadores por projeto. Cascais conta agora com um destes centros de investigação, com reflexos positivos na criação de emprego científico e qualificado. (PL)

                                                                                      

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0