CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Judaica - Mostra de Cinema e Cultura” pela primeira vez em Cascais

Cascais acolhe, pela primeira vez, uma edição da “Judaica-Mostra de Cinema e Cultura” que apresenta uma vasta e diversificada programação - desde o cinema à música, à literatura, aos colóquios, exposições e debates - e que irá decorrer de 8 a10 de abril no Centro Cultural de Cascais e no cinema do Cascais Villa.

Das sessões de longa-metragem e documentário, que irão decorrer no cinema do Cascais Villa, destaque para a estreia absoluta da obra da realizadora austríaca Uli Jürgens, “O Cônsul Desobediente – Exílio em Portugal”, sessão que conta com a presença da realizadora. Trata-se de uma obra sobre o diplomata português Aristides de Sousa Mendes, o cônsul que durante a II Grande Guerra salvou milhares de judeus, o que lhe custou a perseguição no seu país.   

Também a não perder as duas longas-metragens “A Queda de Grüninger” e “Fritz Bauer -Agenda Secreta”: a primeira conta a história de um comandante da polícia que arriscou a vida e a carreira para salvar milhares de judeus, a segunda conta o esforço do delegado do Ministério Público alemão Fritz Bauer na perseguição e julgamento de criminosos nazis, particularmente de Adolf Eichman, companheiro de Josef Mengele -  o conhecido médico criminoso nazi conhecido por “Anjo da Morte” no campo de concentração de Birkenau (parte do complexo Aushwitz) destinado a mulheres e crianças.

Nesta mostra de cinematografia judaica destaque ainda para o filme “Rabin, o Último Dia”, uma longa-metragem de Amos Gitai, com apontamentos de documentário e ficção, que aborda o último dia do primeiro-ministro israelita Ytzak Rabin, véspera do seu homicídio, em 1995, por um militante ultranacionalista que interrompeu abrupta e dramaticamente, até hoje, o processo de paz israel-palestiniano que estava então a ser negociado.

Mas a 4ªedição desta mostra aposta forte também na música e aqui o destaque vai para o concerto “Tradição Judaica na Música Clássica”que se realiza  no Centro Cultural de Cascais: o maestro Nikolay Lalov dirige a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras numa interpretação de obras dos compositores Felix Mendelssohn (alemão), Franz Schreker (austríaco), Gideon Klein (checo), Fritz Kreisler (austríaco), Gerald Finzi (Inglês) e George Gershwin (norte-americano). Todos compositores da diáspora judaica que vão da primeira metade do séc. XIX aos anos 60 do séc. XX. No caso do checo Gideon Klein, vítima do holocausto nazi na mina de Fürstengrube, do campo de concentração de Auschwitz.

O programa desta mostra da Cultura Judaica seguirá, depois de Cascais, para Belmonte e Castelo de Vide.  

Mais informações em no site do evento.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0