CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Jovens de Cascais premiados na Semana Contra a Violência Doméstica

Apresentação dos vídeos desenvolvidos decorreu em Carcavelos

No âmbito da Semana Contra a Violência Doméstica e em celebração dos 20 anos do Fórum Municipal contra a Violência Doméstica, jovens talentosos do terceiro ciclo e secundário, de agrupamentos que representam as quatro freguesias do concelho, foram reconhecidos pela sua contribuição na sensibilização contra a violência doméstica.

O concurso de vídeo “Diz Não à Violência Doméstica” desafiou os alunos a desenvolver as suas próprias reflexões sobre a temática, canalizando as suas veias artísticas. Em cada uma das duas categorias - terceiro ciclo e secundário – foi distinguido um vídeo vencedor e três menções honrosas, que receberam os prémios pela mão do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e pelo vereador da autarquia, Frederico Pinho de Almeida.

“O projeto superou as nossas expectativas”, revelou o vereador com o pelouro da educação. “Temos a missão e a responsabilidade de disseminar por toda a comunidade a gravidade e a intolerância por situações de violência doméstica, e começar pelos jovens é absolutamente fundamental”, explicou.

Nestes vídeos, visionados em conjunto durante o evento, estiveram em destaque diversas formas de abordar o tema: desde representações cénicas a poemas ou vídeos mais abstratos, cada grupo deu asas à criatividade em prol de uma boa causa: transmitir mensagens poderosas sobre o valor do amor saudável e o repúdio à violência.

Ao comentar sobre o evento, um dos participantes afirmou: "Divertimo-nos muito a fazer, não sentimos que fosse trabalho”. Cristal, aluna de secundária e uma das apresentadoras do evento, explica que “todos os colegas ficaram muito empolgados com o projeto”. “Esta temática tem que ser passada de geração e geração, e passar esta mensagem cedo traz-nos um ensinamento melhor”, comenta. Também o Rodrigo, que fez dupla com Cristal, concorda: “Se começarmos a falar disto tão novos, vamos chegar à idade adulta e conseguir refletir sobre isto e ajudar amigos e amigas”.

A Semana Contra a Violência Doméstica em Cascais não proporcionou apenas uma plataforma para os jovens expressarem seus talentos, mas também destacou, com o aniversário do Fórum Municipal contra a Violência Doméstica, a colaboração de mais de 40 entidades, incluindo escolas, instituições de solidariedade social e uma variedade de atividades. Juntos, trabalhamos para sensibilizar toda a comunidade e construir uma sociedade sem violência.

CMC | AL | PR | AG

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0