CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Jovens da IBN Mucana celebram o Dia Internacional do Voluntário

Teatro, música e criatividade pela consciencialização ambiental

Na manhã de hoje, a Casa das Artes da Escola IBN Mucana, em Alcabideche, foi palco da sessão solene "Ventos de Liberdade Entre a Serra e o Mar". Em comemoração do Dia Internacional do Voluntário, alunos de diferentes faixas etárias apresentaram diversos projetos que pretendiam a consciencialização sobre a importância do voluntariado, do ambiente e de uma cidadania ativa e participativa.

Durante a sessão, os alunos apresentaram atividades de várias naturezas. Na música, a canção "Cuido de Ti"; no teatro, a peça "A Princesa do Mar"; na poesia, versos sobre a importância de cuidar do ambiente. Numa demonstração do compromisso dos estudantes com o meio ambiente, todos os delegados do ambiente das turmas subiram ao palco, afixando na “Árvore do Voluntariado” o compromisso de cada grupo de alunos para o restante ano letivo: desde voluntariado ligado ao ambiente e à causa animal, à entrega de bens essenciais ou, até, à recolha de lixo. A entrega dos certificados do galardão Eco-Escolas também foi destaque, com o hastear da bandeira, reforçando o compromisso da escola com a sustentabilidade.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, elogiou os alunos, afirmando que são eles as pessoas certas para influenciar os outros. “Temos de ser todos, todos, todos. Nenhum de nós pode ficar de fora”, afirmou. Também o Vereador Frederico Pinho de Almeida elogiou o compromisso dos alunos, da escola e da própria iniciativa: “Isto é a demonstração de que as escolas têm um papel absolutamente fundamental na consciencialização dos jovens para a importância do voluntariado na área do ambiente”. “Infelizmente vivemos um tempo em que o nosso futuro está comprometido e todos nós, desde os mais jovens aos jovens há mais tempo, temos uma palavra a dizer. Obviamente que as gerações mais novas devem, desde cedo, começar a crescer com esta consciencialização que muitas vezes as gerações mais velhas não têm”, comentou.

E, segundo a professora Lurdes Martins, uma das coordenadoras do projeto, esta é uma geração muito envolvida e desejosa de fazer a diferença. “Eles é que planificaram a própria sessão solene, envolveram-se ao máximo e deram tudo por tudo. Muitas horas despenderam do seu tempo e de estar em casa para realizarem estas atividades”, conta.

Cascais será a primeira Capital Portuguesa do Voluntariado em 2024. No município, existe uma cultura de voluntariado muito forte: desde os mais jovens aos jovens há mais tempo, já são quase 18 mil os munícipes que emprestam o seu tempo a uma causa, resultando em mais de um milhão de horas de voluntariado em 2022. Saiba tudo sobre o Voluntariado em Cascais aqui.

CMC | AL | PR | LB 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0