CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Jardim dos Passarinhos ganhou gaiola requalificada

A Gaiola e seus pássaros tornaram-se uma referência do jardim e do bairro

Quem tem crianças sabe que o Jardim dos Passarinhos é um passeio obrigatório nos tempos de lazer para quem vive no Monte Estoril. O Jardim Carlos Anjos, inaugurado a 4 outubro de 1936, tornou-se um lugar mítico, bastante apreciado pelos habitantes da zona, graças ao lago, à fonte, ao parque infantil e, claro, à sua gaiola com diversas aves de pequeno porte, que lhe deu fama e o tornou vulgarmente conhecido por Jardim dos Passarinhos.

Não se conhece a história da origem da gaiola, mas sabe-se que existe, pelo menos, desde 1970. A Gaiola e seus pássaros tornaram-se uma referência do Jardim e do bairro, fazendo parte muito importante da memória coletiva e emocional do lugar.

O tempo desgastou toda a gaiola, que se encontrava bastante desqualificada. A Câmara Municipal de Cascais renovou toda a sua estrutura e interiores, respeitando, o mais possível, as suas características originais e dignificando este equipamento, tão apreciado e acarinhado por todos. Manteve-se, assim, a sua curiosa e atípica forma, composta por uma implantação de base triangular. Toda a estrutura, pavimentos e revestimentos foram renovados, bem como todo o interior de vivência das aves – novo bebedouro em forma de espelho de água, novas estruturas de apoio de chão e aéreos e em maior quantidade, novos comedouros – melhorando as condições das aves que aqui habitam.

A comunidade de pássaros que habitava a velha gaiola é a mesma que agora recebe nova casa. A vereadora com o pelouro do Ambiente, Joana Balsemão, explica porquê: " Aconselhámo-nos com o Jardim Zoológico de Lisboa e não fazia sentido alterar esta comunidade de pássaros que já estava habituada a viver em coletivo, por isso as aves são as mesmas". Durante a obra estes pequenos pásssaros habitaram os viveiros da Câmara Municipal de Cascais e o Parque Marechal Carmona, " e foram cuidados e alimentados pelos próprios funcionários da autarquia", esclareceu a vereadora. 

"A gaiola renovada a par do parque infantil e do quiosque são elementos que vêm contribuir para o sentimento de pertença deste jardim que é o coração do Monte Estoril", conclui Joana Balsemão. 

Importante referir todos os parceiros que contribuíram para este projeto, que envolveu diversas competências, com a dificuldade acrescida de cuidar das aves enquanto a obra decorria:
• A obra esteve a cargo da Cascais Próxima (projeto e construção – Madalena Salgueiro e António Bugalho).
• O cuidado com as aves, área tão sensível, teve desde sempre o apoio do Jardim Zoológico de Lisboa, na pessoa do Veterinário Rui Bernardino e sua equipa, que foram incansáveis e sempre disponíveis em toda esta gestão, no aconselhamento sobre a renovação dos interiores e qualidade do seu ambiente e, até, nalgumas peripécias.
• O acolhimento temporário das aves foi feito pela DGEV, com o Sr. Amado a alimentá-los diariamente e a Eng. Sofia Vieira a garantir que estavam bem, primeiro nos nossos Viveiros e, depois, devido ao calor, transferidos para o Parque Marechal Carmona.
• Todas as estruturas interiores foram feitas manual e artesanalmente pelo artista-marceneiro Bruno Galante, em parceria com a WOA (Way of Arts, DNA Cascais), com madeira de acácia desmatada do Parque Natural, pela Cascais Ambiente, numa vontade da Autarquia promover as artes e ofícios locais, o emprego verde e a economia circular, neste caso, a circularidade da madeira (de resíduo a matéria-prima a produto final).

Acreditamos que com esta requalificação estamos a melhorar o nosso espaço público e a responder aos desejos de todos aqueles que usufruem deste belo jardim.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0