CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Já são conhecidos os vencedores do Lisbon & Estoril Film Festival | "Fish & Cat", de Shahram Mokri melhor filme da competição

"Fish & Cat", do realizador iraniano Shahram Mokri, foi considerado o melhor filme da competição oficial da sétima edição do Lisbon & Estoril Film Festival. O anúncio teve lugar ontem, 18 de novembro, no Centro Cultural de Belém, onde decorreu a cerimónia de encerramento do festival.

Coube a Juliette Binoche a entrega do troféu a Shahram Mokri. Dirigindo-se ao público em persa, o realizador iraniano, que neste filme contou com um elenco totalmente iraniano, manifestou o seu entusiasmo pelo reconhecimento do júri. “Fish & Cat", distinguido este ano no festival de Veneza, é a segunda longa-metragem de Mokri e inspira-se na história verídica de um restaurante que servia carne humana. Rodado num único "take", a aposta do jovem realizador combina "a experimentação formal e o suspense do cinema de horror, com um sentido de humor raro na cinematografia iraniana", explica a organização.


“Aliviado” pela tarefa cumprida em mais uma edição do Lisbon & Estoril Film Fest, Paulo Branco, não escondia o sentimento de profunda satisfação, particularmente pelo facto de, este ano, pela primeira vez, a competição ter sido alargada ao cinema de todo o mundo e não apenas à mais recente produção europeia. O júri também assim o entendeu ao destacar um filme iraniano. “Tivemos uma forte participação do público, muito mais que nos anos anteriores, em 2012 registámos cerca de 30.000 espetadores. Tivemos também muito mais espaço nos meios de comunicação o que é muito importante num país em que a cultura é difícil de se impor. Deu-me imenso prazer realizar mais esta edição com o apoio das autarquias de Cascais e Lisboa. Até para o ano”.


O prémio especial do júri "João Bénard da Costa" foi atribuído em ex-aequo aos filmes "Harmony Lessons", de Emir Baigazin, e "La última película", de Raya Martin e Mark Peranson.


"Das merkwürdige Kätzchen" ("O gatinho curioso", em tradução literal), de Ramon Zürcher, venceu o prémio CineEuropa.


Na área das curtas-metragens, o júri elegeu "Primária", de Hugo Pedro, da Escola Superior de Teatro e Cinema, para quem o reconhecimento do júri completa a narrativa aberta do seu filme: “a última imagem é uma bola atirada ao cesto que não sabemos se chegará a entrar. Com este reconhecimento que é muito importante e precioso é como se a bola tivesse entrado”, afirmou. Nesta área o júri atribuiu ainda menções honrosas a "Welkom", de Pablo Munoz Gomez, "La Prima Legge di Newton", de Piero Messina, e "Untitled", de Jorge Romariz.


Os prémios foram entregues dia 18, na cerimónia de encerramento do festival, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, que contará com o espetáculo "Robot", que assinala os vinte anos da companhia da coreógrafa espanhola Blanca Li.


De 10 a 18 de novembro, a sétima edição do Lisbon & Estoril Film Festival contou com dezenas de filmes, entre antestreias nacionais e retrospetivas. Sessões em que estiveram presentes figuras como os realizadores James Gray, Aleksandr Sokurov, Abdellatif Kechiche, Gianfranco Rosi, Arnaud Desplechin, Roman Coppola e a atriz Juliette Binoche.


Só Gerard Depardieu, previsto no programa inicial para protagonizar a leitura imprevista de textos de Santo Agostinho não compareceu. O realizador Aleksandr Sokurov objeto de uma retrospetiva no festival esteve em Portugal encontrando-se em Cascais com Juliette Binoche que ficou fascinada com a possibilidade de, a curto prazo, “poder vir a desenvolver um projeto conjunto”.


Prémios Lisbon & Estoril Film Festival 2013
O júri do Lisbon & Estoril Film Festival, formado por Arto Lindsay, Dominique Gonzalez-Foerster, Diego Masson, Carlos Saboga e Vhils atribuiu os seguintes prémios:
Melhor Filme | Fish & Cat, de Shahram Mokri
Prémio Especial do Júri João Bénard da Costa (em ex-aequo) | Harmony Lessons, de Emir Baigazin e La última película, de Raya Martin e Mark Peranson


O Festival contou ainda com mais duas distinções: Prémio Cineuropa e o Prémio Melhor-Curta Metragem MEO. Este último contou com Paul Auster, Siri Hustvedt, J.M. Coetzee, Don DeLillo e Gonçalo M. Tavares no júri.


Prémio Cineuropa | Das merkwürdige Kätzchen de Ramon Zürcher


Prémio Melhor Curta-Metragem MEO | Primária de Hugo Pedro — Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal


Menções Honrosas do Prémio Curtas-Metragens MEO:
. Melhor Comédia | Welkom, de Pablo Munoz Gomez —
Institut des Arts de Diffusion, Bélgica
. Melhor Drama | La Prima Legge di Newton, de Piero Messina — Centro Sperimentale di Cinematografia, Itália


Melhor Ensaio Cinematográfico | Untitled, de Jorge Romariz —
 Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, Portugal



 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0