CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Já é mais fácil o acesso à Rua Forno da Cal, em São Domingos de Rana

Um troço de estrada de cerca de 120 metros alcatroado, passeios criados e uma ponte sobre a ribeira, tornam atualmente o acesso à Rua Forno da Cal, em São Domingos de Rana, mais fácil para os munícipes. Uma resolução que há muito desejavam.

Veja o vídeo

Depois de ter sido destruída, há 22 anos, para a construção das urbanizações envolventes, a ponte que liga toda a rua passou a ser um obstáculo para quem diariamente passava pelo Bairro Mata da Torre.

“Hoje é uma vitória”, diz Joaquim Ernesto – mais do que residente, o impulsionador que nunca deixou esquecer esta obra. “O que mais me custou e fez lutar para que tudo isto fosse melhorado foi ver e ter de ajudar pessoas a subir com cadeiras de rodas e carrinhos de bebés” sobre as pedras amontoadas e a terra batida, “para irem ao Centro de Saúde”, disse Joaquim ao relembrar algumas das imagens que assistiu durante estas duas décadas, e às quais não ficou indiferente. “Não me calei, fui a Assembleias e agora conseguimos”, reforçou satisfeito o morador.

“Não sendo tempo de fazer grandes obras é tempo de fazer obras que fazem grande diferença na vida das pessoas”, afirmou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais para quem “a sina tem sido um pouco resolver problemas que se arrastam anos e anos e que agora temos o anseio e o desejo de estar a resolvê-los”, acrescentou.

Passar uma ponte pela ribeira, permitindo a ligação do arruamento, ao invés da separação a que os bairros estavam sujeitos até então, “facilita a vida quer aos que andam de carro por aqui como aos que têm de andar a pé”, felicitou Ângelo Abrantes. Para este residente, esta conquista tem um sabor mais especial. Com um problema de visão, Ângelo refletiu sobre os tempos difíceis e receosos que já passou ao tentar atravessar a rua de um lado a outro e não esconde que “segurança e qualidade são vantagens que esta nova estrada nos traz”.

Melhoria das acessibilidades, e melhor circulação são alguns dos benefícios acrescentados por Miguel Gomes, munícipe. “Quem morasse em Cabeço de Mouro, para ir ao Centro de Saúde, ou tinha de ir à Abóboda ou tinha de ir lá abaixo ao ELECLERC”, exemplificou. Com a nova construção “ quem morar aqui, atravessa a rua e está logo no centro de saúde. Está uma obra perfeita”, simplificou.

Sobre este investimento de 183.270€, o autarca concluiu ainda que este é um exemplo de “pequenos contributos para atingir o objetivo mais global para toda a freguesia”.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0