Está aqui
Já começou o Arraial de Santo António
O Arraial de Santo António em Cascais é organizado pela Jovem Cascais em conjunto com as associações juvenis do concelho, que inclui associações do movimento Esco(u)tista e Guidista e associações de caráter geral.
Por norma, este Arraial acontece no parque de estacionamento do Mercado da Vila. Mas, este ano, a escolha do espaço recaiu sobre o Hipódromo Manuel Possolo, um espaço mais amplo e mais confortável, que permite encapsular o mesmo espírito dos Santos Populares.
Para preparar um Arraial desta dimensão é preciso bastante organização, empenho e muito boa disposição. Foi este o ambiente que se fez sentir no ‘backstage’ do Arraial de Santo António.
Os jovens que participam nesta festa como voluntários das suas organizações, são divididos pelas várias tarefas necessárias para fazer tudo acontecer da melhor forma. É-lhes assignado uma função, que partilham com jovens de outras associações, permitindo um maior espírito de comunidade e de entreajuda entre as associações e dá aos jovens a oportunidade de conhecer novas pessoas.
Uma das funções mais importantes é a das grelhas. Aqui, as tradicionais sardinhas e bifanas são preparadas com carinho, entre muita conversa e animação. “Trabalhar no Arraial é sempre uma boa experiência. Dá sempre para contactar com outras associações, para perceber também o que é que eles fazem, e ao mesmo tempo também estar em contacto com a comunidade e prestar o nosso serviço, que é um dos lemas das nossas associações”, referiu Francisco Lima, escuteiro do Agrupamento 113 - São Domingos de Rana.
Saída do fogo, a comida é transportada para junto do balcão, onde a responsabilidade é passada para os jovens encarregues do atendimento ao público. “Estamo-nos a dividir em pares. Um vai atender as pessoas e outra pessoa vem buscar os pedidos à outra parte do balcão onde temos uma equipa a trabalhar para nos dar a carne ou o peixe, ou o caldo verde...”, explicou Mónica Neto, escoteira do Grupo 12 – Sassoeiros. Bifanas no pão, caracóis, salada e batata fritas: este é um dos pedidos mais comuns no Arraial.
Assim que a comida é entregue ao visitante do arraial, este pode aproveitar uma das várias mesas dispostas no relvado para apreciar a refeição, junto dos seus, enquanto ouve a típica música de arraial, ou os concertos no palco principal. Assim o fez Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais: “Está a correr muito bem. Numa nova localização e, portanto, diferente, com a relva, num espaço mais amplo. Temos saudades do Mercado, naturalmente, mas este espaço penso que é mais condigno para abraçar todas as pessoas que queiram vir ao Arraial de Santo António, que é uma tradição em Cascais... Temos as bifanas, temos os churros, temos tudo aquilo que nós nos lembramos desde a nossa infância. E Cascais está em peso aqui, e é isto que nós queremos. É festa e a festa é aqui no Hipódromo, no Arraial de Santo António, organizado pela juventude”, disse, animadamente.
Até 12 de junho, aproveite o Arraial de Santo António e viva o espírito junino no Hipódromo Manuel Possolo. Saiba mais aqui.
CMC | DCG | AL | NH | AG