Está aqui
Inteligência Artificial na Educação em debate
Este sábado, 28 de setembro, o Colégio Maristas de Carcavelos foi o palco do Seminário "Conhecimento, Dados e Inteligência Artificial na Educação", um evento que reuniu a comunidade educativa de Cascais para debater o impacto e as oportunidades da inteligência artificial (IA) no contexto pedagógico. Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Cascais em parceria com a Associação de Profissionais de Educação de Infância, promoveu, assim, a reflexão sobre o papel da tecnologia na educação e o seu potencial para transformar a aprendizagem.
“Este seminário foi um enorme sucesso, com mais de 500 participantes num dia de fim de semana. O que só vem demonstrar, por um lado, o interesse nesta temática, e por outro, a força da comunidade educativa em Cascais”, afirmou Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara Municipal de Cascais, ao fazer o balanço do evento que debateu a utilização das novas ferramentas tecnológicas e de Inteligência Artificial (IA) nas escolas.
Para encerrar o Encontro, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, lembrou que este "é um tema muito presente na estratégia municipal, na perspetiva das "Smart Cities" (Cidades Inteligentes)", e alertou para a necessidade de se assegurar que " as novas tecnologias devem ser usadas em benefício das pessoas, devendo ser sempre um factor agregador e não de exclusão".
Este foi um momento de reflexão, por parte de todos os que fazem parte da comunidade educativa, diretores, professores, encarregados de educação, alunos e outros agentes educativos, sobre o lugar que deve ocupar a tecnologia na educação e o seu potencial para transformar a aprendizagem.
O seminário foi também a ocasião escolhida para Frederico Pinho de Almeida lançar o Observatório do Sistema Educativo de Cascais, uma iniciativa que visa monitorizar e acompanhar a evolução do setor educativo no concelho.
Saiba mais sobre este Observatório aqui