Está aqui
Inaugurado Posto Avançado dos Bombeiros de Alcabideche
Esta segunda-feira, dia 29 de julho, foi inaugurado o Posto Avançado dos Bombeiros de Alcabideche, localizado na Malveira da Serra, em pleno Parque Natural de Sintra-Cascais. O edifício, conhecido como a antiga “Casa do Guarda” (devido à anterior ocupação pela Guarda Florestal), foi totalmente reabilitado pela autarquia cascalense, em parceria com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alcabideche, de forma a constituir um ponto privilegiado de vigilância e combate a incêndios, assim como de socorro aos visitantes do Parque Natural de Sintra-Cascais, em caso de acidente.
“Estas instalações, que estavam completamente desaproveitadas, são muito importantes para nós. O nosso objetivo foi dar condições aos homens e mulheres que servem os Bombeiros”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.
Em representação do Governo português, estiveram presentes na inauguração a ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, e o secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Ribeiro. “Este é um momento significativo na ajuda à segurança da população. Não tenho dúvidas de que este Posto Avançado será um pilar de competência”, disse Margarida Blasco.
Já o presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alcabideche, e da Junta de Freguesia de Alcabideche, José Filipe Ribeiro, afirmou que “estas instalações são um símbolo do nosso compromisso com o bem-estar e segurança da população”.
A inauguração contou ainda com a presença do vice-presidente da autarquia cascalense, Nuno Piteira Lopes, dos vereadores Frederico Nunes e José D’Almeida, do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, dos Bombeiros de Alcabideche, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, da Proteção Civil de Cascais, e da Polícia Municipal.
O espaço
O Posto Avançado dos Bombeiros de Alcabideche está inserido no Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC). Da área deste Parque, em território municipal, 289,39 hectares correspondem ao perímetro florestal da serra de Sintra (283,01 ha) e perímetro florestal da Penha Longa (6,38 ha), área florestal que em 2018, por delegação de competências do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, passou para a gestão do município de Cascais. Face à sua localização privilegiada na fronteira da interface urbano-rural, esta infraestrutura foi reabilitada pelo município cascalense, de forma a dotar o espaço de capacidade de alojamento, operacionalidade e conforto.
Objetivos Estratégicos e Operacionais
O Posto representa uma oportunidade única para o reforço significativo das valências da Proteção Civil, nas áreas da sensibilização, vigilância e resposta à emergência, em estreita articulação com os Corpos de Bombeiros, Forças de Segurança, Sapadores Florestais, Vigilantes da Natureza, entre outros. A utilização deste equipamento permitirá salvaguardar a segurança de pessoas, bens patrimoniais e ambientais, bem como proteger a atividade económica associada ao Turismo de Natureza que se desenvolve no PNSC. Com esta infraestrutura, fica reforçada a capacidade e visibilidade das forças que asseguram o combate a incêndios rurais, assim como é melhorada a capacidade de intervenção de emergência pré-hospitalar, no caso de acidentes com visitantes do PNSC.
Bombeiros no Posto Avançado
No período crítico de incêndios rurais, consoante o perigo de incêndio decretado, o efetivo poderá ser de 8 bombeiros, incluindo 1 Equipa de Combate a Incêndios (ECIN) + 1 Equipa de Logística de Apoio ao Combate (ELAC) + Graduado de Serviço. No resto do ano, o efetivo empenhado no Posto será mais vocacionado para a área da emergência pré-hospitalar, com uma dimensão variável face às atividades previstas no Parque Natural de Sintra-Cascais.
CMC | DG | MC | LB