CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Inauguração do Mural comemorativo à visita do Papa Francisco a Cascais

A Vida Entre Mundos | Habitar a Terra Como Obra de Arte” é alusivo à visita de Sua Santidade ao concelho

Cascais viveu tempos emocionantes, em agosto do ano passado, com um momento histórico, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, a visita de Sua Santidade, o Papa Francisco, ao concelho. O acolhimento de todos foi visível e o espírito de união e celebração sentido e vivido ficou plasmado num enorme painel de pano, o maior mural do mundo, feito por cidadãos cascalenses e um toque final, uma pincelada do próprio Papa Francisco.  São 3,5 quilómetros de um painel de pano, replicado num mural de pedra e azulejos, em dimensões menores, inaugurado hoje, dia 19 de maio, junto ao Centro Cultural de Cascais. O mural comemorativo “A Vida Entre Mundos | Habitar a Terra Como Obra de Arte”, alusivo, assim, à visita de Sua Santidade, o Papa Francisco, a Cascais, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude 2023, foi abençoado pelo Pe. Nuno Coelho, da Paróquia de Cascais.

“Nós tivemos um momento extraordinário, o ano passado, em agosto, com a Jornada Mundial da Juventude de, pela primeira vez, termos tido o privilégio, eu diria mesmo, a bênção, de receber um Santo Padre aqui, no nosso concelho, em Cascais, e decidimos que este momento tinha que se perpetuar também por todo o ano, por todos os anos, e veio à memória fazer aqui um registo físico”, começou por explicar Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na inauguração pública do painel. Inicialmente, surgiu a ideia de fazer uma estátua, mas o Papa Francisco não pretendia ter a sua imagem numa estátua. Com o Scholas Occurrentes, programa que está há 5 anos em Cascais, presente em 190 países, integra mais de 400 mil centros educativos, chegando a mais de um milhão de crianças e jovens, foi pensada uma ideia inédita, sem igual: pintar o maior mural do mundo (o recorde era de 1 km). E assim foi. Cumprindo a indicação do Papa Francisco, que fosse inclusivo, foi pintado um mural de panp, de 3,5 quilómetros, feito por “Todos, todos, todos”. 3500 cidadãos, entre os quais, jovens deficientes, reclusos, utentes de lar de idosos, jovens, os trabalhadores da Câmara, em suma, os cascalenses criaram esta obra de arte, tendo sido a última pincelada feita pelo próprio líder da Igreja Católica, deixando a mensagem de incentivo aos jovens de fazerem do caos da vida um cosmos.

Miguel Ribeiro Ferreira, do Scholas Occurrentes, também assinalou presença na inauguração do mural comemorativo,  tendo aproveitando a ocasião para recordar o envolvimento e empenho de todos nesta obra que vai, para sempre, assinalar a vinda do Papa a Cascais. “Este mural é onde a comunidade de Cascais se juntou. Mais de 110 instituições se juntaram, cada uma com o seu marco, com a sua singularidade e fizeram o maior painel do mundo. E este representa o fim, onde o Papa veio a Cascais, deu a última pincelada e, assim, finalizou o maior painel do mundo. Para nós, tem um grande significado, porque tornou muito especial a sua vinda, toda a comunidade participou, foi muito, muito especial para nós”, salientou.

O presidente da autarquia anunciou que outras inaugurações serão realizadas. “Como o acolhimento ocorreu em todo o concelho, decidimos que não era justo fazer apenas o mural da Paróquia de Cascais, razão pela qual vai haver nove murais, um em cada paróquia do concelho e, por isso, os próximos fins de semana vão ser inaugurar murais em cada uma das paróquias do concelho de Cascais. Este foi o primeiro, seguir-se-ão os outros oito”, anunciou.

CMC | TL | CB | AG

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0