CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

I Encontro NPISA Cascais

Núcleo de Planeamento e Intervenção de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo

“Ser ou Estar em Situação de Sem Abrigo! Que futuro?,” este foi o mote para o 1.º encontro do NPISA - Núcleo de Planeamento e Intervenção de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo de Cascais. A sessão decorreu na sexta-feira, 13 de outubro, no auditório de S. Vicente em Alcabideche, contando com a presença de dezenas de técnicos e intervenientes de diversas instituições, associações, entre outras entidades parceiras, da Área Metropolitana de Lisboa.

“Este encontro é importante na motivação de um exército de paz que tenha a capacidade de tocar o cidadão comum sobre a complexidade da questão”, salientou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na abertura do encontro.

Para o município, a inclusão de pessoas em situação de sem-abrigo, sem teto e sem casa, é uma prioridade, alinhando a sua ação com o Estado Central e com as organizações civis com intervenção nesta matéria. O desígnio não é linear e faz parte de um percurso moldado pelas experiências e vivências individuais de quem se encontra nessa situação de vulnerabilidade social. É necessária uma ação colaborativa, intersetorial, mobilizadora da consciência coletiva e de um largo espectro de consenso, entre os vários intervenientes. Cascais tem investido nesta área de atuação, com inovação e proximidade das instituições que, diariamente, se encontram no terreno.

“Cascais é um excelente exemplo, tem uma abordagem rua a rua, como a intervenção mais rápida que vai ao encontro das pessoas”, realçou Henrique Joaquim, gestor executivo da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo.

A sessão contou com a apresentação da Estratégia Local no âmbito da Intervenção com Pessoas em Situação de Sem Abrigo de 2019 – 2023: Desafios para 2024 – 2030, apresentada por Lúcia Lopes, coordenadora do NPISA Cascais. Em outubro de 2023, estão identificadas 246 pessoas em situação de sem abrigo no concelho, com idade média de 52 anos, das quais 167 já estão a ser acompanhadas por técnicos. Lúcia adiantou ainda que no último ano foi possível retirar 90 pessoas da situação de sem abrigo, salientado que o apoio do Centro de Recursos da Adroana, gerido com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, tem sido muito importante.

O encontro prosseguiu ainda com a apresentação de projetos locais de solidariedade social, como o Programa de Alojamento à Medida, do Clube Gaivotas da Torre; o Esperança Recomeçar, Casa Esperança e Casa Jubileu, do Centro Comunitário Paroquial de Carcavelos; a Casa Farol, da Associação de Beneficiência Luso-Alemã; o Cascais Sai à Rua, do Ser+ ao Serviço da Comunidade, o Centro de Recursos da Adroana, da Cruz Vermelha Portuguesa e o Apartamento de Saída do CONFIAR.

Já da parte da tarde, decorreu um speed talk sobre o tema da sessão deste ano, permitindo e fomentando o contato entre as várias entidades.

Saiba mais sobre o Apoio a Pessoas em Situação de Sem Abrigo em Cascais aqui
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0