Está aqui
Hortas Comunitárias em Cascais continuam a crescer
Foi inaugurada mais uma horta comunitária, desta vez no Bairro da Adroana-Norte. O bairro da Adroana já contava com uma horta comunitária e, até há pouco tempo, uma horta associativa. Esta última foi, agora, convertida numa horta comunitária. Com esta requalificação, a gestão deste espaço passa a ser responsabilidade das Terras de Cascais. As condições físicas do espaço foram melhoradas com a introdução de caminhos e lancis que separam as 36 parcelas e de abrigos para as ferramentas.
Com esta nova horta, Cascais ganha 36 novos horticultores, reduzindo aos poucos a extensa lista de espera por uma parcela hortícola no concelho, que conta com cerca de 2000 munícipes.
Carlos Carreiras, presidente da autarquia, Nuno Piteira Lopes, vice-presidente, Alexandre Faria, vereador, e José Filipe Ribeiro, presidente da junta de freguesia de Alcabideche, estiveram presentes para inaugurar esta horta e ainda ajudar a sortear as parcelas aos moradores interessados.
Os futuros horticultores desta horta serão os mesmos que anteriormente cultivavam na horta associativa, tendo sido registados nas inscrições das hortas e garantindo-se a formação completa a todos.
“As hortas tem sido um processo que se iniciou, à época, no âmbito da democracia participativa e da democracia colaborativa, mas que tem outras vantagens adicionais: uma delas é que serve de consultório de psicologia, a outra é que nós no final aproveitamos o produto da horta”, explicou o presidente da câmara municipal.
Esta obra surge no âmbito do PRR Comunidades em Acção, e está inserido nas Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa AML, apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Com esta requalificação da horta e consequente transformação em horta comunitária, existirá uma melhor gestão e acompanhamento, e 36 munícipes terão um local para praticar agricultura biológica sob gestão do projeto Terras de Cascais.
CMC | DCG | MC | CT