CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Histórias de Inclusão e Diversidade na primeira pessoa

A empregabilidade inclusiva pode ser benéfica para pessoas e empresas

Sala cheia para mais uma tertúlia da Cidade das Profissões de Cascais, desta vez para abordar questões de empregabilidade inclusiva, as suas vantagens e partilhar experiências. Dirigida a empresas e organizações, a sessão contou com a participação de mais de 30 representantes, pais e pessoas com deficiência. Um momento de pausa para pensar e perceber de que forma a empregabilidade inclusiva pode ser benéfica tanto para o funcionário como para a empresa.

“Há um emprego para todos os que queiram um, independentemente da deficiência, necessidade de apoio ou da vitalidade económica da comunidade”, começou por desafiar Laura Owens, professora na Universidade de Wisconsin – Milwaukee e Presidente da Associação "Transcend, Inc. - Career and Workforce Development” que participou na sessão de forma remota.

Para a professora “emprego é sobre adicionar valor”, salientou, defendendo a importância de implementar Estratégias de Emprego Personalizadas que assentem nas capacidades e competências dos indivíduos de forma a que a relação profissional seja benéfica para ambas as partes: “A questão não é “SE” a pessoa pode trabalhar mas “ONDE,” salientou, apresentando vários exemplos e histórias de pessoas com deficiência ou doença mental que se tornaram uma mais valia nos seus trabalhos por realizarem tarefas importantes mas que não eram consideradas essenciais. “Somos todos funcionários apoiados com trabalhos personalizados,” concluiu.

Na sessão foram também apresentadas algumas histórias da 20ª edição do (A)CASOS que incidiu sobre os percursos pessoais e profissionais de munícipes da estratégia inclusiva. (Ver aqui
Partilhas importantes para incentivar e inspirar o próximo, promovendo a mudança de mentalidades. A ouvir estavam representantes de empresas como a CUF – Hospitais e Clínicas, IKEA, Cozinha com Alma, Grupo ONYRIA-Guia, Clínica Dentária Santa Madalena, Leroy Merlin, Cascais Ambiente, Nova SBE. 

“As organizações têm um papel fulcral a apoiar as empresas. O que sentimos do estudo é que da parte da empresa há muita vontade de empregar pessoas com deficiência mas, ao mesmo tempo, referem que têm muitas dificuldades em lidar,” revelou Lúcia Canha, investigadora da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, enaltecendo a importância destas sessões: “São essenciais. Tivemos aqui um contato entre vários atores na empregabilidade da pessoa com deficiência. Tivemos a pessoa com deficiência e achei interessantíssimo ouvir a voz deles, tivemos os pais, as próprias empresas e as organizações.”

Opinião partilhada por Laís Victória Regis, representante do IKEA nesta tertúlia: “Foi uma sessão de muita partilha, acho que a gente sai provocado porque a gente ouve perspetivas diferentes e também mais comprometidos em pensar diferente e trazer o novo. São momentos muito valiosos. Quanto mais a gente fala, mais a gente tem possibilidade de mudar.” 

Em Cascais, a Empregabilidade Inclusiva é uma estratégia transversal aos programas e serviços na área da Empregabilidade e Promoção de Talento desde 2018 e já faz parte da atuação dos serviços municipais de Empregabilidade, promovendo a qualificação dos serviços e a mudança de mentalidades. Para isso, a autarquia tem contado com a cooperação de serviços, empresas, organizações, famílias e cidadãos. 

Pilares da Estratégia para a Inclusão e Diversidade na área da empregabilidade em Cascais 
Participação – garantindo que todos os munícipes têm oportunidades de participação nos nossos programas e serviços; 
Experimentação – criando oportunidades para experimentar, explorar e conhecer o que Cascais tem para oferecer em termos de empregabilidade; 
Capacitação – capacitando para as suas competências e talentos, que muitas vezes estão subvalorizados; 
Individualização – tendo em mente a individualidade, as suas especificidades e diferenças; 
Aplicação – facilitando oportunidades para aplicar na prática os seus talentos; 
Fixação – criando um ecossistema atrativo e inclusivo, colaborando com uma rede alargada de organizações empregadoras de forma a captar e manter os talentos ativos em Cascais.

 

CMC | FMC

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0