Está aqui
Habitar Cascais muda paradigma da habitação
Quer receber a versão impressa na sua caixa do correio? Subscreva AQUI.
Se preferir receber a versão digital, subscreva AQUI.
A 8 de julho era assinado o ato de consignação da empreitada de construção do edifício de Habitação Municipal em Sassoeiros, Carcavelos. São 52 fogos para arrendamento, um investimento superior a 12 milhões de euros, mas é apenas a ponta de um iceberg que começa agora a emergir da Estratégia Local de Habitação.
Mais de 1.200 fogos vão ser construídos, mais de 2.500 (a maioria do antigo PER) estão a ser reabilitados, mais 71 habitações, dispersas por todo o território do concelho, que já foram adquiridas, algumas delas serão ainda requalificadas.
Para prosseguir a construção de habitação pública e impedir que estes problemas se repitam nos próximos 30 anos, dada a escassez de terrenos e a necessidade de travar o alargamento do perímetro urbano, a autarquia adquiriu mais de 150ha de terrenos, alguns deles em condições de prosseguir a construção de habitação, outros para transformar em espaços verdes.
A isto juntam-se os alojamentos em projeto, alguns já em construção, como, por exemplo, os 42 para estudantes, no Mosteiro de Santa Maria do Mar, mais de 1,3 milhões de euros de financiamento do PRR Erasmus, e também as intervenções em aproximadamente 500 fogos em Áreas Urbanas de Génese Ilegal, intervenção própria, mas com financiamento elegível no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência.
Leia este e outros assuntos aqui