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Há um novo Pólo de Formação no Colégio Marista de Carcavelos
Um espaço para a inovação de práticas de ensino-aprendizagem, para o desenvolvimento de projetos de investigação e intervenção em meios naturalizados e que disponibiliza capacitação a profissionais de educação. É assim que se caracteriza o novo Pólo de Formação, situado na quinta pedagógica do Colégio Marista de Carcavelos, a ser utilizado por escolas públicas e privadas de Cascais e que surge no âmbito do Protocolo “Cascais Natural Learning”.
Assim, o Protocolo assinado nesta segunda-feira entre a Câmara Municipal de Cascais, o Colégio Marista de Carcavelos, a Faculdade de Motricidade Humana e o Centro de Formação de Escolas de Cascais (Agrupamento de Escolas da Cidadela) pretende desenvolver um contexto escolar promotor de aprendizagens ativas dos alunos em contextos naturalizados.
“Esta nova resposta vem na senda de toda a estratégia municipal assente na promoção da aprendizagem com recurso ao ‘brincar’. Não deve haver uma fronteira em que há um local formal para aprender e outro para brincar. Ambos devem complementar-se”, refere Frederico Pinho de Almeida, vereador com o pelouro da Educação na Câmara Municipal de Cascais.
Este protocolo surge ainda como extensão daquilo que se pretende nas “Cidades Educadoras”, uma rede nacional de cidades que tem como missão partilhar práticas de gestão do território e produção de conhecimento intermunicipal, da qual fazem parte 33 municípios, incluindo Cascais.
Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras e promotora do encontro “Cidades Educadoras”, referiu a importância do surgimento deste novo Pólo de Formação: “Todos os dias falamos de inovação e associamos sempre às questões tecnológicas, mas por as crianças em contacto com a natureza também é um projeto de inovação, porque as suas vidas deixaram de ser assim e passaram a ser fechadas dentro de uma sala de aula”.
SJ/CMC