CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Há criaturas mágicas nos jardins de Cascais

“Contos dos Jardins de Cascais” de Teresa Ribeiro e Carolina Branco (ilustrações)

Estava uma manhã de sábado perfeita para fruir de um dos cinco parques em que Teresa Ribeiro e Carolina Branco se inspiraram para criar os contos que compõem o livro que hoje lançaram na Biblioteca Infantil e Juvenil do Parque Marechal Carmona. Antecipando as comemorações do Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal de Cascais lança, assim, “Contos dos Jardins de Cascais” convidando as famílias a olharem e a viverem de outra forma os jardins do concelho.  

A fazer jus aos destinatários da obra, público de todas as idades sentou-se na relva para ouvir as autoras falarem de como povoaram os parques de criaturas fantásticas, misturando magia e realidade com uma importante mensagem ambiental.

Uma dessas crianças é Francisca Felizardo que nos confessou a sua paixão pelos livros “sejam eles de que género forem” pelo que é assídua frequentadora da Biblioteca Infantil e Juvenil, onde diz encontrar sempre livros novos para ler.

Clara Escudeiro, com apenas nove anos, diz também adorar livros porque “É como se imaginasse as coisas que estou a ler e vivesse as aventuras mágicas que tem nos livros”. Não é, pois, de admirar que espere, pacientemente, na fila dos autógrafos enquanto folheia o seu novo livro, adivinhando nele todas essas aventuras mágicas que tanto aprecia.

“Acho que estes jardins, para além de serem jardins, têm uma magia própria. Aquilo que eu quis foi encontrar essa magia e arranjar outras razões para as pessoas visitarem os jardins. A minha ideia era os pais lerem as histórias em casa e depois virem aos locais e encontrarem as pistas e as coisas que estão na história, uma espécie de caça ao tesouro”, explicou Teresa Ribeiro que é arquiteta paisagista de formação, tendo trabalhado muitos anos nestes parques. Talvez por defeito profissional, Teresa Ribeiro aproveitou também a onda criativa para chamar a atenção de todos para a importância dos nossos espaços verdes e da necessidade de preservarmos e cuidarmos da natureza.

Para a Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, para quem as causas ambientais são sempre uma inspiração, este livro “traz-nos toda uma outra dimensão que nos permite sonhar e uma camada criativa para todos estes espaços que já conhecemos tão bem”, acrescentando que “Fica aqui uma marca de identidade muito importante sobre o nosso concelho e mensagens ambientais que são extremamente importantes."

Pode encontrar esta obra de edição municipal na livraria e bibliotecas municipais e deixamos-lhe a sugestão para assinalar o Dia da Criança, celebrado a 1 de junho: Leia o livro em família e depois parta á descoberta das criaturas mágicas num dos parques que servem de cenário aos contos. Garantimos diversão e muitas brincadeiras mas, também descobertas que nem imaginava, nesse mesmo parque onde já foi tantas vezes. (PL) 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0