CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

GreenFest | 23 a 25 de setembro

Nova SBE recebe o maior evento de sustentabilidade do país

O Greenfest já começou! Trata-se da 15ª edição de uma já longa história de encontros, debates e compromissos. E neste ciclo em que a defesa das causas ambientais é a protagonista, a Câmara Municipal de Cascais é desde o primeiro minuto um parceiro ativo. A história prossegue e durante os próximos três dias, este evento plural estará aberto ao encontro de famílias, num espaço onde também se juntam empresas, autarquias, organizações ambientais e empreendedores verdes. O objetivo é comum: reflectir e sensibilizar para as questões da sustentabilidade do planeta e partilhar boas práticas e soluções inovadoras. 

Neste contexto de estado de emergência climática, o mentor e grande impulsionador do GreenFest, Pedro Norton de Matos, deixou cair uma nota em jeito provocatório: “será que vamos conseguir provar que o Homem é o animal mais inteligente da Terra?”. Uma pergunta interpeladora com resposta inconclusiva. Certo é que há todo um caminho que urge percorrer. Para a concretização da Agenda 2030, sobre os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, é imperativo que as empresas integrem estas metas nas suas tomadas de decisão e que contribuam com o seu poder de inovação para um futuro mais sustentável e inclusivo.

Na sua intervenção no painel inicial, o Presidente da Câmara Municipal de Cascais (CMC), Carlos Carreiras, ciente da dificuldade de ação, das dúvidas e interrogações que se colocam na sociedade, reforçou, “temos que continuar a trilhar este caminho de mudança. As questões da sustentabilidade não são contrárias às empresas e à economia, mas uma oportunidade com ganhos, um motor positivo, num contexto de absoluta necessidade de mudança à escala planetária”.

Durante estes três dias o GreenFest é um polo de ação positiva. Há palestras, conferências, workshops, showcookings, experiências, espetáculos, entre outras atividades desenvolvidas sob o tema desta edição: a “Economia Circular Regenerativa” e as “Nature-Based Solutions” como resposta aos enormes e urgentes desafios socioambientais.   

Este ano, a autarquia, parceira do GreenFest, escolheu estar presente em colaboração com parceiros que contribuem com soluções para um estilo de vida mais circular e sustentável. A equação ambiental é simples, se encontrarmos soluções acessíveis para escolhas mais ecológicas, o caminho para a circularidade e a neutralidade carbónica será mais rápido! 

A vereadora com o pelouro do ambiente, Joana Balsemão, sublinhou uma das particularidades do GreenFest, “este evento anual é uma partilha e uma montra das novas e últimas tendências da sustentabilidade”. O stand da CMC é um exemplo, reflete o conceito de cidadão atuante, aquele que aliando uma boa ideia à criatividade, fazendo uso do engenho, gera soluções inovadoras. “Aqui podemos ver um microcosmo dessa materialização, como cada um pode fazer a diferença. Temos um canto de troca de roupa usada, zonas onde se reparam bicicletas ou pequenos eletrodomésticos, e esta magnifica construção do stand, todo ele feito de cortiça”.

O GreenFest reflete o sentido planetário de comunidade, o apelo aos empreendedores verdes, a relação com a comunidade do conhecimento, com o poder político, com cada decisor, na defesa da última barreira: a vida.

Conheça o programa ao detalhe aqui

MJ | AG | RP

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0