Está aqui
Giddens e Sampaio debatem os desafios que a Globalização traz à Democracia
O sociólogo, Lord Anthony Giddens, e o ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, estiveram dia 3 de maio nas Conferências do Estoril para debater os principais desafios que a Globalização coloca à Democracia.
“A democracia está a enfrentar problemas em todas as partes do mundo”, considerou Anthony Giddens. “Os problemas com os quais vivemos na Europa não são diferentes de outa região do mundo. A falta de confiança comum a todas as democracias, a falta de respeito dos cidadãos pelos políticos, o poder cada vez mais reduzido dos parlamentos nacionais”, notou.
Já o ex-Presidente da República portuguesa mostrou-se “dececionado pela falta de liderança” que existe na Europa e pela “falta de soluções oportunas para os desafios que os cidadãos enfrentam”. Contudo, sublinhou: “Gostaria que não discutíssemos o abandono do euro, mas como estar no euro com uma nova abordagem”.
Anthony Giddens e Jorge Sampaio foram os oradores do Diálogo Global “Globalização e Desafios para a Democracia” que contou com a moderação do Diretor do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, João Carlos Espada.
A 3ª edição das Conferências do Estoril é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais e contam com o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa e com o apoio institucional do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Banco Mundial, bem como do Instituto do Turismo (IPDT).