CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Galardão Escola Voluntária distingue escolas com melhores projetos

Externato Nossa Senhora do Rosário vence edição de 2022-23

Esta quinta-feira, dia 18 de maio, foi um dia especial no incentivo às boas práticas de voluntariado, junto da comunidade escolar de Cascais. Alunos e professores dos quatro estabelecimentos de ensino distinguidos pelo prémio Galardão Escola Voluntária 2022-2023, viram ser hasteada a bandeira que reconhece o trabalho desenvolvido e implementado, através de projetos com carácter educativo, ao longo do ano letivo.

“Cascais tem um compromisso forte na área do voluntariado. Os projetos apresentados este ano letivo são uma prova do exercício da democracia”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras. “O voluntariado deixa sementes para o futuro”, acrescentou o autarca.

O Externato Nossa Senhora do Rosário foi o vencedor do Galardão Escola Voluntária 2022-2023, com o projeto “Levanta-te e Testemunha” (70.2 pontos). Este projeto abrange um conjunto de ações de âmbitos distintos e diferentes destinatários, assentando em princípios, valores e opções educativas que estão presentes nas várias atividades de voluntariado desenvolvidas, tanto dentro como fora da escola, através de várias parcerias. Além da bandeira hasteada, a escola vencedora recebeu ainda um cheque no valor de 1000€ (mil euros) e os 350 alunos envolvidos no projeto vencedor foram também premiados, com um cheque de 2000€ (dois mil euros), cuja aplicação da verba será discutida entre todos os envolvidos no projeto distinguido.

“Este Galardão é uma forma de premiar o esforço e a dedicação na área do voluntariado, servindo também de incentivo para que outras escolas participem neste projeto. Todos os alunos e escolas que participaram, neste ano, foram realmente formidáveis”, disse a vereadora da Câmara Municipal de Cascais, Joana Balsemão. “Quando nós damos também estamos a receber e quando nós recebemos também estamos a dar. É exatamente isso que ilustra o que é este projeto: é o poder da conexão. Muitos parabéns a todos os participantes. Venham mais!”, concluiu a vereadora.

Relativamente aos restantes distinguidos pelo Galardão Escola Voluntária deste ano letivo, destaca-se o 2.º lugar do Colégio Marista de Carcavelos, com o “Projeto de Voluntariado Marista - Jantar Solidário” (56.6 pontos), o 3.º lugar do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana com o projeto “Voluntário com Arte” (48.4 pontos), e o quarto posto da Associação Escola 31 de Janeiro, com projeto “Voluntariado e Cidadania na 31” (47.2 pontos).

De referir, que os quatro projetos vencedores obtiveram majoração por parte do representante do júri da Confederação Portuguesa de Voluntariado, por serem inspiradores e constituírem uma referência de boas práticas na área do voluntariado.

“Depois do que assisti durante esta manhã, levo daqui um espírito mais jovem. Estes projetos são muito importantes”, referiu Eugénio Fonseca, presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado.

Pelo quarto ano consecutivo, através do Galardão Escola Voluntária, a Câmara Municipal de Cascais proporcionou às escolas do concelho uma oportunidade para darem a conhecer os projetos que têm desenvolvido na área do voluntariado, concorrendo nesta edição 22 projetos provenientes de 13 escolas.

De acordo com as normas, as quatro primeiras escolas classificadas recebem a bandeira com o símbolo do Galardão Escola Voluntária. Esta bandeira deverá manter-se hasteada até ao final do próximo ano letivo, constituindo assim um reconhecimento e um incentivo às boas práticas de voluntariado na comunidade escolar do município de Cascais.

CMC | DG | PR | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0