CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Fundo AdaptCascais. Carreiras pede participação de todos no combate às alterações climáticas

“Apelo a todos os cidadãos que participem, apresentando os seus projetos ao fundo AdaptCascais", disse Carlos Carreiras.

O Presidente da Câmara Municipal de Cascais apelou hoje aos munícipes cascalenses para participarem no fundo AdaptCascais, de combate às alterações climáticas, desafiando-os a apresentarem os seus próprios projetos.

Carlos Carreiras “convocou todos os cidadãos para a ação”, porque “é preciso agir e já”, com segurança científica, no combate às alterações climáticas, e reafirmou o compromisso de Cascais que se coloca na primeira linha a nível nacional neste combate e que desde 2010 é o 1º município a desenvolver uma estratégia local para as Alterações Climáticas.

O autarca garantiu, numa conferência webinar, com a participação da vereadora responsável pela pasta do Ambiente na CMC, Joana Balsemão, e com técnicos da empresa Cascais Ambiente, que a autarquia assume a responsabilidade à sua escala e recordou que é preciso sair da zona de conforto e dar passos acelerados na luta contra estas ameaças.

Aos que pensam que sozinhos não farão nenhuma diferença neste combate, Carlos Carreiras disse que todos podem “induzir mudanças” positivas neste combate com os seus projetos que podem ser financiados até ao montante de 3 mil euros.

“Apelo a todos os cidadãos que participem, apresentando os seus projetos ao fundo AdaptCascais e que o façam já este ano”, declarou.

Para o Presidente da Câmara, a gravidade da situação obriga a que se vá buscar o melhor de cada um, neste combate, porque “temos de nos superar”.

Dada a ameaça real das alterações climáticas, que já se fazem sentir com o aumento do nível das águas do mar, incêndios florestais, entre outros fenómenos naturais, Cascais aposta em ações preventivas, para a mitigação e adaptação a estes fenómenos, com várias iniciativas, desde proteção e florestação à mobilidade inteligente para redução da pegada ecológica.

 Tornar o município mais resiliente às alterações climáticas com o contributo de projetos dos cidadãos, de qualquer dimensão, foi o principal foco da apresentação do fundo AdaptCascais, aberto à participação de todos. Esta foi a principal mensagem do especialista da Cascais Ambiente, João Diniz, que traçou o panorama deste combate a nível internacional e no concelho de Cascais.

O fundo AdaptCascais visa apoiar projetos que tenham como objetivo aumentar a resiliência do território é é uma iniciativa inédita que visa apoiar projetos locais de adaptação às alterações climáticas

Este desafio é dirigido a todas as associações ambientais, sociais, recreativas e desportivas ou outras coletividades sediadas no concelho. Também se podem candidatar todas as empresas ou outras organizações de Cascais que pretendam valorizar de forma proativa e participativa a resiliência do concelho.

Para participar, basta apresentar uma ideia de projeto e submeter a proposta da sua candidatura até 30 de janeiro de 2021, através do e-mail geral@cascaisambiente.pt .

https://ambiente.cascais.pt/pt/noticias/cascais-cria-fundo-adaptcascais

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0