CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Final do Concurso de Jovens Empreendedores DNA | “Só se perde quando se desiste”

Os alunos da Escola Secundária de Cascais acabam de conquistar o 1.º e terceiro lugares do Concurso de Jovens Empreendedores DNA Cascais 2020. No pódio desta 14.ª edição da competição ficou um projeto dos alunos do Colégio Marista de Carcavelos. Os projetos vencedores espelham a crescente valorização da aplicação de novas tecnologias, participação, solidariedade social e ambiente no empreendedorismo juvenil. O objetivo é despertar nos jovens a vertente empreendedora e levá-los a transformar as suas ideias em negócios.

Chama-se BE THE DIFFERENCE, foi pensado por duas alunas da Escola Secundária de Cascais e consiste numa APP que oferece a possibilidade de colaborar em ações de voluntariado junto das instituições de solidariedade social e que, ao mesmo tempo, pode ser um "banco de horas". É este o projeto vencedor da edição 2020 do Concurso de Jovens Empreendedores DNA Cascais e que ao vencer ganham o prémio “Missão a Madrid”, uma visita à Universidad Europea de Madrid com estadia no campus Villaviciosa de Odón.

Em 2.º lugar ficou o projeto ECOBAGS, do Colégio Marista de Carcavelos, um produto que oferece uma solução para o problema dos sacos de plástico para dejetos caninos. O 3.º lugar foi atribuído ao projeto CARE4U, também da Escola Secundária de Cascais, criado para auxiliar aqueles que encontram barreiras na procura pela ajuda psicológica.

A grande final da 14.ª edição decorreu online (ver vídeo da transmissão em direto), através da plataforma ZOOM, devido à pandemia Covid-19, obrigando júri, professores e alunos a adaptarem-se à nova realidade.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais participou na sessão aproveitando para endereçar palavras de apoio aos jovens empreendedores: “Estou certo que cada um de vós teve neste percurso uma aprendizagem e experimentação. Parabéns pelo vosso empenho, dedicação e atitude!” O presidente da Câmara aproveitou para lembrar que “DNA quer dizer “Desenvolvimento de Novas Atitudes” e que é cada vez mais importante ter um espírito empreendedor bem ativo que nos crie resiliência e capacidade transformadora”. Em suma, o autarca referiu que “só se perde quando se desiste” e que “se tivermos a capacidade de empreender seremos todos mais fortes no futuro”.

Reconhecendo que o nível de trabalhos foi muito elevado” e que ao júri “não foi fácil escolher os 12 finalistas”, Nuno Piteira Lopes, vereador na CM Cascais e presidente da DNA Cascais reforçou na final que “em Cascais acreditamos no empreendedorismo”. O autarca mostrou-se satisfeito e surpreendido pela positiva, lembrando que “durante 13 anos mais de 50.000 alunos, 300 professores e mais de 50 escolas já participaram neste concurso. São números que não deixam ninguém indiferente e que espelham bem a importância destas ações”, referiu Nuno Piteira Lopes. E acrescentou: “O nosso objetivo, não é que venham todos a ser grandes empreendedores, mas que percebam que temos de tentar várias vezes e errar para corrigir e fazer bem. Quando acreditamos que estamos no caminho certo, vale a pena. E podem contar lembrando com o acompanhamento dos especialistas da DNA Cascais”.

Competição de ideias promovida junto dos alunos do 9.º ano de escolaridade, ao Ensino Secundário ou Profissional, o Concurso de Ideias de Jovens Empreendedores decorre ao longo do ano letivo abrindo aos jovens a oportunidade de desenvolverem um projeto de empresa, com o apoio da equipa da DNA Cascais e da Universidade Europeia. Ao longo da formação proporcionada aprendem a identificar conceitos de negócio inovadores e desenvolvem as suas capacidades de apresentação em público e comunicação. Nesta edição participaram 800 alunos, representando 8 escolas secundárias do concelho de Cascais, dos quais 48 chegaram à fase final do concurso.

Projetos finalistas (12 de um total de 48):

- Bemybox – Colégio Marista de Carcavelos

- Care&deal – Colégio Marista de Carcavelos

- Rodolfos – Escola Secundária de Carcavelos

- Be the difference – Escola Secundária de Cascais

- Care4u – Escola Secundária de Cascais

- Fruit paper – Colégio Marista de Carcavelos

- Eco bags – Colégio Marista de Carcavelos

- Five drops of water – Escola Secundária Fernando Lopes Graça

- Eco iron – Escola Secundária Fernando Lopes Graça

- Solarfilm – Colégio Marista de Carcavelos

- Eyeclean – Colégio Marista de Carcavelos

- Dress me up – Escola Secundária Fernando Lopes Graça

 

Júri do concurso: André Oliveira (Universidade Europeia), Luis Aguiar (Junior Achievement Portugal), Victor Afonso (ESHTE), Mafalda Almeida (Executive & Life Coach), Rodrigo Castro (Câmara Municipal de Cascais) e Armando Correia (Associação Empresarial do Concelho de Cascais).

Sobre o prémio | Intitula-se Missão a Madrid e implica uma visita à Universidad Europea de Madrid com estadia no campus Villaviciosa de Odón. Esta visita tem como objetivo dar a conhecer aos alunos não só as instalações da universidade, mas também a sua oferta formativa. Nesta missão, além de uma oferta cultural, os alunos terão a oportunidade de contactar com o ecossistema empreendedor de madrileno por via de parceiros da DNA como a Madrid Empreend.

Mais informações sobre o concurso 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0