CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Festival de Teatro Amador regressa ao TEC

Teatro Entre Nós apresenta 10 noites, 10 espetáculos até 22 de maio

Suspensas há dois anos por causa da pandemia, voltam as noites no Teatro Mirita Casimiro, em que vai ser possível assistir ao melhor do teatro amador desenvolvido nas coletividades do concelho de Cascais.

O Festival Teatro Entre Nós teve início em 2015 e dá visibilidade ao trabalho realizado pelos grupos de Teatro Amador que pertencem ao Movimento associativo Cultural e Recreativo do concelho.

" O festival é uma montra para os grupos cénicos das nossas coletividades que fazem um trabalho de grande qualidade, captando talento e formando pessoas”, afirma Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais.“Este é o sexto ano que a Câmara Municipal apoia o Festival com um investimento de mais de 100 mil euros”, acrescenta, ainda, a vereadora que tem o pelouro do associativismo.

O festival Teatro Entre Nós não podia ter começado da melhor forma com o espetáculo “A Bela e o Monstro”, pelo Grupo de Teatro da Sociedade Musical de Cascais.

Nos camarins, a caracterização e os últimos retoques nos figurinos, escondem o nervosismo habitual antes de ecoarem as pancadinhas de Molière. Não por serem atores e atrizes amadores, mas, pela responsabilidade de quererem fazer um espetáculo perfeito, vontade que subjaz a todos os amantes das artes performativas. 

Patrícia Jaleica é a “Bela” que com o seu amor puro consegue libertar o Príncipe do feitiço que o transformou num temido Monstro. Já faz parte do grupo cénico da Sociedade Musical de Cascais há oito anos, mas desde os três anos de idade que faz parte desta coletividade, através do rancho folclórico.

Para Patrícia que voltou ao teatro após ter sido mãe, no recomeço da atividade do grupo que esteve parado dois anos durante a pandemia de covid-19, o mais gratificante é “o riso das crianças e a sinceridade da alegria com que nos vêm como fazendo parte de um mundo mágico”.

Faltam poucos instantes para Patrícia incarnar o papel de protagonista, a bondosa Bela que só com o seu amor quebra feitiços terríveis, mas, é com serenidade que nos garante: “Adoro teatro. Sinto que cresci no palco. É um sentimento difícil de definir”. 

O Teatro tem uma grande tradição no concelho de Cascais, visível pelo elevado número de grupos cénicos apoiados pelo Município, são 15 ao todo, ligados ao associativismo recreativo. É em Cascais que se encontra a companhia de teatro profissional, em atividade, mais antiga da Europa. Precisamente o Teatro Experimental de Cascais que conta já 58 anos. Também a Escola Profissional de Teatro de Cascais é um reflexo da importância que as artes performativas têm num concelho, uma autêntica “fabrica” de talentosos atores e atrizes que muito têm dado da sua arte ao Teatro e ao Cinema nacionais e com alguns nomes a atingir o prestígio no competitivo palco internacional.

Susana Mata Ribeiro é a presidente da Sociedade Musical de Cascais e garante que este festival de teatro amador “é uma chamada de atenção para o teatro que se faz dentro dos grupos cénicos que conseguem, assim, uma maior visibilidade do seu trabalho, num grande palco e com novos públicos”, fomentando também o intercâmbio entre o grupos: “ uma forma de vermos o que cada um anda a fazer e que muitas vezes não é divulgado”, acrescenta Susana. 

Apesar de muitos vaticinarem uma crise de público no Teatro, em Cascais o futuro da arte de representar parece bem sólida. Não só porque há cada vez mais alunos do concelho a frequentarem a Escola Profissional de Teatro, como o facto de os participantes nos diferentes grupos cénicos das coletividades serem na sua maioria crianças e jovens. E em alguns deles, é no seio da sua coletividade que desperta “o bichinho da representação” desde muito cedo, quando acompanham um familiar mais velho aos ensaios.

Só alguns conseguem ou sonham em tornar-se profissionais, mas, todos têm a ganhar pela participação nestes grupos de teatro amador. Seja pela disciplina, seja pela aprendizagem com os mais experientes a gerirem emoções, ou até pelo trabalho em equipa, faz destes grupos cénicos um importante contributo para a cidadania.

Nesta 6ª edição do Festival Teatro Entre Nós, são 10 noites, 10 espetáculos, até 22 de maio, sempre aos fins de semana e com entrada livre. Uma oportunidade imperdível para voltar a ver Teatro e apoiar os grupos de teatro do nosso concelho.  Veja o programa aqui

PL | AG |CMC

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0