CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Feliz Ano Novo Chinês

O Ano do Búfalo de acordo com o horóscopo chinês começa a 12 de fevereiro
Cascais junta-se à comunidade chinesa na celebração do ano-novo chinês que hoje, 12 de fevereiro, começa. Entra-se, assim, no Ano do Búfalo, que se estende até ao dia 31 de janeiro de 2021. As celebrações desta data ocorrem na China, Hong Kong, Macau e Taiwan, bem como em vários países com comunidades chinesas relevantes. A efeméride já conta com mais de 4 mil anos de história.  
 
“Em Cascais não há estrangeiros”, refere, frequentemente, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal. Temos uma forte multiculturalidade e diversidade que enriquecem o ADN de Cascais, concelho com residentes de 123 nacionalidades, sendo a comunidade chinesa a sétima mais numerosa, com 1290 representantes. Por isso e aproveitando as características associadas ao Búfalo (no horóscopo chinês, cada ano lunar é regido por um animal) - trabalho duro e colheita dos seus frutos, mediante a disciplina, perseverança e superação celebramos a entrada no Ano Novo Chinês.
 
Tradições milenares assinalam o Novo Ano 
Entre as tradições desta época festiva conta-se o jantar da véspera de Ano Novo que é a reunião familiar na China. Os bolinhos de massa com recheio de carne, os jiaozi são o prato mais importante no norte do país ( ver abaixo informação sobre o direto no Instagram do Cascais Food Lab). À meia-noite o fogo-de-artifício enche os céus para celebrar o ano novo e afugentar o mal. As casas são decoradas em tons de vermelho e às portas colocam-se faixas vermelhas com saudações de Ano Novo ou lanternas. O símbolo desta comemoração é o “Hong Bao”, envelope vermelho. Serve para os adultos oferecerem dinheiro aos mais pequenos nos dias a seguir ao ano novo. O vermelho está associado à boa sorte e à felicidade. Antes da chegada do novo ano as pessoas fazem grandes limpezas para libertarem as casas do azar do ano anterior. Livram-se do velho para acolher o novo. 
 
Pratos tradicionais chineses e Feng Shui no Cascais Food Lab
Junte-se a nós nesta sexta-feira, às 12h00, e celebre a rica gastronomia chinesa com a ajuda do Chef Qing Jian Hong que vai confecionar, ao vivo, pratos chineses na página de Instagram Food Lab, a que pode aceder aqui
 
Com a tónica na autenticidade da gastronomia chinesa, o Chef Qung Juan Hong vai trazer-nos alguns pratos tradicionais como o Jiaozi, um prato de massa que têm mais de 1800 anos de história. Em muitas famílias, a massa é feita na hora e todos participam da montagem de cada jiaozi, um dos rituais do ano novo chinês. Já o Peixe inteiro é servido, normalmente, no final da refeição como sinal de um “ganho extra”. O excedente é visto como um fator importante para se fazer mais dinheiro no ano seguinte. Além de prato obrigatório na mesa desta época festiva, o peixe é usado na decoração de ano novo. Existem, ainda,  bolos de arroz glutinado ou massas confecionados no formato de peixe para serem presentes de boa sorte e fortuna. E claro, a sobremesa não pode faltar numa época festiva. Por isso o Chef traz-nos o bolo de arroz glutinoso (Tuan Yuan). A doçura do bolo simboliza uma vida doce e rica. As camadas do bolo simbolizam abundância no ano novo.
 
Mais à tarde, às 17h00, em direto, também página de Instagram Food Lab, a consultora de Feng Shui Sandra Columé Pinto, vai falar sobre esta antiga prática originária da China que usa as forças energéticas para harmonizar as pessoas com os espaços ao seu redor.
 
Obrigado comunidade chinesa
Com um espírito empreendedor e percursos de sucesso que nos inspiram, a comunidade chinesa residente em Cascais tem sido muito atuante no concelho e tem contribuindo para o espírito solidário tão comum a todos os cascalenses. Em tempo de pandemia e a título de exemplo, lembramos a doação de 1500 testes para deteção da Covid-19, feita pela comunidade chinesa residente em Cascais (saiba mais aqui). Foi também esta comunidade responsável pela doação de três ventiladores ao Hospital de Cascais (mais informação aqui). 
 
Acordos de geminação

Ao longo da sua História, com mais de seis séculos, Cascais tem a tradição de estabelecer contato e partilhar experiências com outros povos, culturas e religiões. Cascais é geminado com Wuxi, antiga cidade industrial que está situada na província de Jiangsu, a 128 Km de Shangai. Uma referência na produção de tecnologia, e uma cidade de negócios sendo considerada pela Forbes a terceira cidade de negócios da china. Também no sentido de promover o intercâmbio cultural e promoção do Turismo, Cascais estabeleceu um protocolo de colaboração com a província chinesa de Guizhou, em 2019. (PL)

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0