Está aqui
Farol Museu de Santa Marta completa seis anos | 27 de julho | Atividades todo o dia

Durante todo o dia é possível ver a exposição de fotografia “Naufrágios, fim de uma rota, início de vida”, de Luis Quinta, subir à torre ou visitar o farol. Às 15h00 realiza-se a conferência “A Importância Geoestratégica da Barra do Tejo”, assegurada pelo Comandante José António Rodrigues Pereira e à noite, além de uma sessão de fotografia há um concerto que promete fazer desta, uma noite memorável.
Programa
• Naufrágios, fim de uma rota, início de vida - Exposição de fotografia de Luís Quinta
• Subida à torre, das 10h30- 12h30 e das 15h00 às 18h00
• 11h00 - Oficina “A loucura das lentes e dos espelhos” - pela Ciência Divertida (inscrição)
• 15h00 Conferência “A Importância Geoestratégica da Barra do Tejo” - Pelo Comandante José António Rodrigues Pereira
• 21h00 Visita ao Farol de Santa Marta (inscrição)
• 21h00-24h00 Os Nossos Retratos - Pelo fotógrafo Fabrice Ziegler
• 22h30 Concerto | Quinteto Impossível
Programa detalhado
Naufrágios, fim de uma rota, início de vida - Exposição de fotografia de Luís Quinta
A exposição reúne um conjunto de fotografias subaquáticas captadas em diferentes pontos da costa portuguesa, incluindo as ilhas atlânticas, pelo conceituado fotógrafo de vida selvagem e paisagens em Portugal, Luís Quinta.
Subida à torre, das 10h30- 12h30 e das 15h00 às 18h00
Suba os 90 degraus do farol e delicie-se com uma perspetiva única da baía de Cascais e da entrada do Tejo. A máquina fotográfica é obrigatória.
11h00 - Oficina “A loucura das lentes e dos espelhos” - pela Ciência Divertida (inscrição)
As crianças dos 6 aos 12 anos serão convidadas a realizar um conjunto de experiências divertidas com lentes e espelhos, para melhor compreenderem a diferença entre lentes divergentes e convergentes, espelhos côncavos e convexos. Vão ainda aprender como é que a água pode ser usada como uma lente e perceber o funcionamento de um caleidoscópio.
15h00 Conferência “A Importância Geoestratégica da Barra do Tejo” - Pelo Comandante José António Rodrigues Pereira
Conhecido como porto de abrigo desde a Antiguidade, o estuário do Tejo tornou-se no século XVI a placa giratória do comércio marítimo internacional. Mais tarde continuou a ser o centro do comércio marítimo português; depois da carreira da índia, seguiram-se as frotas do Brasil, as navegações com a África e a partida dos bacalhoeiros.
21h00 Visita ao Farol de Santa Marta (inscrição)
Na noite do aniversário do museu, venha conhecer a torre do Farol de Santa Marta na companhia do faroleiro Srº Adriano Santos.
Maiores de 10 anos
21h00-24h00 Os Nossos Retratos - Pelo fotógrafo Fabrice Ziegler
Seja fotografado no pátio do Farol Museu, sozinho ou na companhia de quem mais gosta, para mais tarde recordar. As fotografias serão disponibilizadas online 24 horas após o evento.
22h30 Concerto | Quinteto Impossível
O Quinteto Impossível é conhecido pela sua energia e animação, proporcionando um momento musical performativo cheio de boa disposição.
Situam-se entre o jazz, o funk e a fanfarra. Eles são: Pedro Heitor (saxofone tenor), João Sousa (clarinete), João Guerra (bombardino), André Pereira (tuba), Ian Carlo Mendoza (percussão).
FAROL MUSEU DE SANTA MARTA Inscrições e informações: fmsm@cm-cascais.pt | 214815328/9 | www.cm-cascais.pt