Está aqui
EuroAfrican Forum 2024
A sétima edição do EurAfrican Forum, um evento orientado para a ação que visa fortalecer a colaboração entre a Europa e África, decorre entre os dias 15 e 16 de julho, na Nova SBE, em Carcavelos.
“África será o futuro, cabe-nos a nós, Europeus, se queremos fazer parte dele”, palavras de Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, na abertura da sessão. O autarca referiu a importância deste fórum e da aproximação destes dois continentes, destacando que “somos um povo atlântico, vemos no oceano liberdade e abertura, tolerância e oportunidade, não vemos no mar uma fronteira ou barreira intransponível”.
Este ano, o fórum adota o tema “Africa: The Next Chapter – Partnering for Growth” (África: O Próximo Capítulo – Parceria para o Crescimento), destacando a importância de um crescimento inovador e inclusivo, além de revelar novas oportunidades de negócios e investimentos de impacto social. O EurAfrican Forum é composto por inovadores, líderes de opinião, visionários e outros profissionais que moldam a África contemporânea. O fórum reúne a “Euro-African Community Network” (Rede da Comunidade Euro-Africana), um conjunto diverso de profissionais comprometidos com o desenvolvimento e fortalecimento das relações entre os dois continentes.
“Portugal tem aqui, digamos, um papel relevante como plataforma, até de plataforma de união”, referiu António Calçada de Sá, Presidente da Direção do Conselho da Diáspora Portuguesa, acrescentando que “nós estamos a falar de que é o continente mais jovem, será o continente mais jovem durante muitas décadas no mundo. Temos que olhar para África de um ponto de vista de uma construção conjunta”.
Os tópicos principais deste ano incluem Geopolítica, Energia e Mineração, Representação Feminina e o Papel das Mulheres Empreendedoras, Educação, Agronegócio, Digitalização, entre outros. Ao longo das sessões, também se irá identificar novas oportunidades de investimento, destacando o impacto social e o desenvolvimento sustentável.
A sessão de abertura contou ainda com a presença de Pedro Reis, Ministro da Economia de Portugal, José Manuel Durão Barroso, Presidente do EurAfrican Forum, Paulo Rangel, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal e Pedro Oliveira, Dean da Nova School of Business & Economics, entre outros membros do executivo português, assim como líderes Europeus e Africanos de vários setores.
“Devemos garantir que o corredor Atlântico continua uma plataforma essencial, o que apenas pode acontecer através de uma colaboração com os países africanos”, assegurou Paulo Rangel, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal.
CMC | IM | LB | NH